HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Matiello alerta: Aumenta ataque de lagarta no parque cafeeiro, facilitando a entrada de doenças

Publicado em 17/05/2021 16:31 e atualizado em 18/05/2021 09:23
José Braz Matiello - Engenheiro Agrônomo Fundação Procafé
O ataque de lagartas em folhas de cafeeiros, que no passado ocorria de forma eventual, vem se tornando um mal permanente, exigindo acompanhamento e controle

Podcast

Entrevista com José Braz Matiello - Engenheiro Agrônomo Fundação Procafé sobre o Ataques de Lagartas em Folhas de Cafeeiros

Download

LOGO nalogo

O ataque de lagartas em folhas de cafeeiros, que no passado ocorria de forma eventual, vem se tornando um mal permanente, exigindo acompanhamento e controle. As lagartas são as formas jovens (larvas) de borboletas ou de mariposas, que comem as folhas pelas margens ou pelo centro, e destroem, parcial ou totalmente, o limbo das folhas, reduzindo a área foliar da planta. Nas áreas atacadas, podem ser observadas as lagartas, muitas delas só à noite, e a presença de suas fezes.

Diversas espécies de lagartas já foram constatadas causando danos em folhas de cafeeiros, citando-se, como as principais, as do gênero Oxidia, ou lagarta mede palmo, as do gênero Automeris, ou taturana verde, e a lagarta do gênero Eacles, ou mariposa amarela. Outros gêneros menos comuns são Podalia, Lonomia, Dalcera, Perigonia e Megalopyge.

Talvez por algum desequilíbrio que deve estar ocorrendo, sendo o mais provável pelo uso de alguns inseticidas para o controle de broca e de bicho mineiros, o ataque de lagartas mede palmos, do gênero Oxidia, se encontra generalizado, estando presente em diferentes níveis de danos na maioria das lavouras cafeeiras. Suspeita-se, em algumas áreas, que o excesso de nitrogênio também possa desequilibrar.

Embora, em muitos casos, os ataques das lagartas em si causem menores danos econômicos na lavoura, o problema é seu efeito indireto, facilitando a entrada das doenças. Tem sido observado em campo, com grande frequência, que o ataque de lagartas na folhagem se constitui num dos fatores que favorecem o ataque de Phoma-Ascochyta e Pseudomonas. Isto por que os furos e ferimentos feitos pelas lagartas abrem caminho para a penetração dos fungos/bactérias. Por isso, é conveniente, nas áreas propícias a Phoma-Ascochyta ou Pseudomonas, associar o controle das doenças ao também controle das lagartas.

As lagartas possuem muitos inimigos naturais: os pássaros, as vespas, as moscas, etc. Por isso que desequilíbrios por inseticidas favorecem o ataque das lagartas, pois afetam os inimigos naturais. Quando necessário, para reduzir a população de lagartas, pode-se efetuar o controle químico através de pulverizações com inseticidas a base de piretróides, de triclorfom, metomil, Bacillus thurigiensis e de alguns inseticidas usuais para controle de bicho mineiro, como Clorantreniprole, Ciantroliniprole, Spinosade e Metoxifenozida + Espinetofuran.

Normalmente os inseticidas funcionam bem sobre as lagartas ainda jovens. Dependendo do modo de ação do inseticida ou da combinação entre eles, especialmente para lagartas que se alimentam à noite, as pulverizações noturnas são mais adequadas. Outro cuidado é que sempre que se usar piretróides é indicado combinar um acaricida, pois eles costumam desequilibrar para ácaros.

 

Lagartas em Folhas, cafe
Folhas de cafeeiros com estragos por lagartas: dilacerações e furos no limbo foliar
 

Lagartas em Folhas, cafeLagartas em Folhas, cafeLagartas em Folhas, cafe
Principais tipos de lagartas que atacam cafeeiros


 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário