Consulta pública vai colher manifestações sobre acordos comerciais do Mercosul com Indonésia e Vietnã
O Ministério da Economia abriu consulta pública para colher manifestações sobre eventuais acordos de livre comércio a serem celebrados entre o Mercosul e a Indonésia e o Mercosul e o Vietnã. A chamada foi publicada nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União por meio de circular da Secretaria de Comércio Exterior.
O objetivo é permitir a participação dos interessados, mediante manifestações que possam subsidiar o posicionamento do governo federal nas negociações. Qualquer parte interessada da sociedade poderá se manifestar a respeito dessa negociação, indicando seus interesses e preocupações em relação a um acordo de livre comércio entre as partes, e descrever possíveis impactos comerciais, econômicos e outros que se espera que surjam desse acordo.
O Conselho de Estratégia Comercial – CEC, da Câmara de Comércio Exterior – Camex, aprovou em dezembro de 2020 mandato negociador para a possíveis negociações com os dois países. Houve reuniões com a Indonésia ao longo de 2019 e 2020 e as negociações encontram-se na etapa do Diálogo Exploratório, quando há praticamente, troca de informações comerciais e tarifárias. Com o Vietnã, concluiu-se a fase de Diálogo Exploratório no primeiro semestre de 2020.
As manifestações deverão ser enviadas até o dia 19 de julho de 2021 por meio de formulário específico à Secex, disponível no site do Ministério da Economia.
0 comentário
Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção