Brasil colheu 17% do café do ciclo 2021 e mantém ritmo mais lento, diz Safras

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café da safra brasileira 2021/22 atingiu 17% do total até o dia 25 de maio, informou a consultoria Safras & Mercado nesta quinta-feira, apontando um avanço de seis pontos percentuais ante o dado da semana anterior, mas que ainda assim não foi suficiente para tirar o atraso frente à média histórica.
Na safra passada, quando a colheita foi maior, 19% da produção estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados frente à média dos últimos cinco anos, que é de 20%, segundo a Safras.
Com base na estimativa de Safras para a produção de café do Brasil em 2021/22, de 56,5 milhões de sacas de 60 quilos, o país colheu 9,36 milhões de sacas até o dia 25 de maio.
Segundo o consultor de Safras Gil Barabach, os trabalhos de colheita ganharam um pouco mais de ritmo no conilon/robusta e seguem cadenciados no arábica.
"As chuvas ao longo do final de semana, dado o baixo volume, não interferiram no andamento dos trabalhos", ressaltou ele.
A colheita de arábica está em 10% do potencial da safra, contra 14% em igual época do ano passado e 15% da média histórica para o período.
"Embora alguns produtores tenham antecipado o início da colheita, a despeito do percentual alto de verde, a maioria está segurando um pouco, aguardando um percentual maior de frutos maduros. Isso justifica a cadência mais lenta e o atraso nos trabalhos", explicou.
Já os trabalhos com conilon/robusta alcançam 27% do potencial da safra.
A consultoria disse que, "embora tenham avançando significativamente em relação à semana anterior", ainda assim, continuam abaixo de 31% de igual período do ano passado e aquém dos 33% de média dos últimos cinco anos.
"A qualidade no geral é boa e o rendimento confirma uma safra grande", afirmou.
(Por Roberto Samora; Edição de Luciano Costa)
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025