HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Granizo atinge lavouras de milho, citrus e café: Safrinha no MS sofre os maiores impactos

Publicado em 31/05/2021 11:43 e atualizado em 31/05/2021 15:14
No café, chuva atingiu lavouras e grãos no terreiro; no caso da laranja granizo foi pontual

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de chuvas fortes, com risco de granizo e ventania em várias áreas do Centro-Sul do Brasil se confirmaram durante o final de semana, atingindo regiões de produção agrícolas e nas mais diversas culturas. De acordo com relatos enviados ao Notícias Agrícolas, lavouras de café, laranja e milho foram as mais atingidas pelas condições climáticas. 

No Mato Grosso do Sul, em Naviraí, no sul do estado, as lavouras de milho tiveram perda significativa após a passagem da chuva. De acordo com Sidnei Aparecido Ferreira, gerente agrícola na Fazenda São Luiz, o cenário que já não era favorável para o milho safrinha, só piorou. "Na fazenda aqui, com essa chuva de granizo, não colhe mais. Os danos foram mais nas lavouras e em barracão e casa que foram destelhados", comenta. 

Consequência da irregularidade climática, a área que tem cerca de 1060 hectares já tinha a expectativa de colheita bem abaixo da média. "Eu acho que a gente não consegue mais nada nesses 1060 hectares, era bem pouco a expectativa, era de colher 40 sacas por hectares com a seca e agora abaixou para zero", acrescenta. 

Veja imagens registradas na fazenda em Naviraí/MS:

Granizo lavoura de milho em Naviraí/MS  Granizo lavoura de milho em Naviraí/MS

Os dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet confirmam as precipitações registradas na região. De acordo com o mapa, nos últimos cinco dias foram registrados acumulados entre 20mm e 30mm no sul do Mato Grosso do Sul, após um longo período sem chuvas, o que prejudicou foi a intensidade que o sistema chegou na região. 

No Rio Grande do Sul os volumes são mais expressivos, com acumulados entre 40mm e 60mm nos últimos cinco dias, também conforme indicavam as previsões. Nas áreas de serras a chuva atingiu parte das lavouras de citros. De acordo com o consultor agrícola do município Cotiporã, a região é composta pela agricultura familiar.

Veja o mapa de acumulado de chuva nos últimos 5 dias em todo Brasil: 

Últimos 5 dias - Inmet - 310521

"Tivemos sim a chuva de granizo nas áreas próximas do Vale do Rio das Antas, mas os impactos não foram muito expressivos. Pegou variedades que estão sendo colhidas, mas não causa grande impacto porque se tratou de um impacto microrregional", afirma. 

Granizo - RS


 

No Sudeste, a chuva de granizo atingiu várias cidades do estado de São Paulo, incluindo área de café na divisa com Minas Gerais. De acordo com José Ângelo, técnico em agropecuária em Monte Sião, a forte chuva atingiu as lavouras da região e também os grãos que já estavam no terreiro.

"A chuva foi ontem a tarde (domingo) e ainda estamos avaliando o prejuízo, mas a primeira vista os estragos foram grandes", comenta. Além de Monte Sião, o granizo também atingiu as cidades de Bueno Brandão e Inconfidentes. É importante lembrar que assim como o milho, a quebra na safra 21 de café também é expressiva após um longo período sem chuvas expressivas e temperaturas acima da média nas principais áreas do parque cafeeiro. De acordo com o 2º levantamento da Conab, a quebra para o arábica pode ficar acima de 30% neste ano. 

Veja fotos registradas em Monte Sião/MG: 

Granizo lavoura de café - Monte Sião/MG

Granizo lavoura de café - Monte Sião/MG

Granizo lavoura de café - Monte Sião/MG

Granizo lavoura de café - Monte Sião/MG

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário