Futuros do aço sobem na China; minério de ferro recua, mas ganha 10% na semana

Os futuros do vergalhão de aço na China avançaram nesta sexta-feira, enquanto os do minério de ferro recuaram, mas ambos fecharam com ganhos semanais, embora preocupações com a chegada da época de chuvas, com menor demanda, tenham limitado a alta.
O contrato mais negociado do vergalhão de aço para construção na bolsa de futuros de Xangai, para entrega em outubro, saltou 1,4%, para 5.159 iuanes (805,4 dólares) por tonelada, registrando a primeira elevação semanal nas últimas quatro semanas (+4,6%).
Os estoques de vergalhão mantidos por comerciantes e usinas recuaram 3,3%, para 10,42 milhões de tonelada até quinta-feira, segundo dados da consultoria Mysteel.
"A demanda por vergalhão do setor de imóveis e infraestrutura no mês passado foi mais fraca que no ano passado", afirmaram analistas da GF Futures em nota, destacando também a chegada da época de menor demanda sazonal.
Os futuros do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, por sua vez, fecharam em baixa. O contrato para entrega em setembro recuou 1,9%, a 1.169 iuanes por tonelada, mas encerrou a semana com alta de 9,9%.
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral