Brasil embarca primeira exportação de maçãs para a Colômbia
A viabilização do primeiro embarque de maçãs da Agropecuária Schio, de Vacaria (RS), para a Colômbia tem por trás o empenho de produtores, responsáveis técnicos de empresas, fiscais estaduais e dos auditores fiscais federais agropecuários (AFFAs), que coordenaram todo o processo.
Os servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foram responsáveis por estruturar os procedimentos para a fruta atender aos requisitos apresentados pelo país comprador. E trabalharam em diferentes esferas e locais: em Brasília, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e até mesmo no país caribenho, nas negociações lideradas pelo adido agrícola Marcos Vinícius Coelho.
Amarildo Nespolo, auditor federal e chefe da Unidade Técnica Regional de Agricultura de Caxias do Sul (Utra), destaca a importância deste primeiro carregamento para a Colômbia pelo alto consumo da fruta e pela baixa produção interna. “Com a abertura para o Brasil, os produtores poderão disputar com Chile e Argentina, principais fornecedores de maçã para os colombianos”, explica. Para acessar o mercado do país caribenho, foi preciso atender exigências fitossanitárias locais, principalmente em relação a pragas como cochonilhas e mosca das frutas, que são ausentes naquele país.
“A parte operacional do processo é realizada pelas empresas com supervisão e fiscalização da Secretaria da Agricultura, sendo que os AFFAs são responsáveis por auditar todo o processo. Ou seja, nosso trabalho é certificar que o setor produtivo está cumprindo as exigências”, explica o auditor Roque Danieli, do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (SISV), da Divisão de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul.
Depois que a fruta é colhida, beneficiada e embalada, definem-se os lotes que serão embarcados. Nesta etapa, os auditores do Mapa do Rio Grande do Sul Amarildo Nespolo, Alan Erig e Carlos Wollmann certificam a maçã na origem, na sede da Embrapa, em Vacaria. São coletadas amostras de cada lote a ser exportado. Estando em conformidade, são carregadas em contêineres refrigerados e é emitido o Certificado Fitossanitário Internacional. Após, são enviadas para Ásia, Europa, Oriente Médio, África e, agora, também para a América do Sul.
Nespolo ressalta que, quando a missão colombiana visitou o Brasil para avaliar a possibilidade de liberação de importação da maçã, o fato de os trabalhos estarem sendo apoiados pela Embrapa, refletiu positivamente para a abertura deste mercado, que consome em torno de 100 mil toneladas de maçãs ao ano.
0 comentário
Mandioca/Cepea: Valores médios sobem na 1ª semana de fevereiro
Com boas condições climáticas, Prosperato deve dobrar safra de azeitonas para 2026
Edital para licenciamento de produtores de mudas de mandioca termina hoje (6)
HORTI RESENHA #130 - Novo Centro de Pesquisas vai trazer novidades para o controle do greening na citricultura
Safra da Maçã 2025/2026 abre oficialmente com expectativa de retorno aos patamares médios históricos e frutos de alta qualidade
Mercado global do cacau entra em 2026 em busca de equilíbrio após anos de forte volatilidade