Projeto da Embrapa busca viabilizar cultivo da canola no cerrado brasileiro

A Embrapa está desenvolvimento um projeto que visa expandir o cultivo da canola para outras regiões do Brasil, em especial para o Cerrado no Distrito Federal e na Bahia. Costumeiramente produzida em climas mais frios, o objetivo é tropicalizar a canola, assim como já foi feito anteriormente com a soja e, mais recentemente, com o trigo.
Segundo o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Bruno Galvêas Laviola, em um primeiro momento foram utilizadas as mesmas cultivares já existentes para o Sul do Brasil para verificar quais se adaptavam melhor ao novo bioma. Agora, agora, haverá pesquisas para desenvolver novas cultivares mais adaptadas.
Os resultados iniciais do projeto foram bastante animadores com produtividades de 2 mil quilos por hectare em lavouras de sequeiro e de mais de 4 mil quilos por hectare em áreas irrigadas, enquanto a média nacional fica ao redor dos 1,4 mil quilos.
Laviola destaca que o grande desafio é reproduzir este alto índice em lavouras comerciais e que para isso, é necessário adaptar também uma série de sistemas de produção como a época do plantio (que ocorre até 15 de março contra plantio em abril e maio no Sul), colheita (em junho e agosto contra o período de setembro e outubro no Sul), diferença no regime de chuvas e temperaturas, adubação e pressão de pragas e doenças.
A presença de indústrias para ajudar a absorver essa produção também é um dos pontos que será observado pelo projeto. Um dos benefícios dessa expansão é disponibilizar novos volumes de produção antes da chegada da safra do Sul, em uma época de pouca disponibilidade no mercado.
Confira a íntegra da entrevista com o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia no vídeo.
0 comentário
SindArroz-SC aponta prioridades para o próximo governo e defende previsibilidade e redução de custos na cadeia produtiva de arroz
Arroz/Cepea: Demanda externa intensifica disputa por matéria-prima
Ataques no Mar Negro obrigam Rússia a mudar rota dos grãos e levam embarques até o Ártico
Milho dispara 3% em Chicago e puxa grãos; soja amplia ganhos e sobe quase 20 pontos
Feijão/Cepea: Preços seguem firmes; feijão-preto registra maiores altas
Mercado exportador mais acirrado resulta em alta de preços para o arroz