Câmbio já fez "overshooting" e dólar não deve voltar a R$ 5,60-R$ 5,80, diz Guedes

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira que o câmbio já passou por o que classifica como "overshooting" e que a cotação do dólar, atualmente em torno dos 5,00 reais, não deve retomar os patamares elevados de anteriormente.
"O câmbio também está se acalmando, porque nós certamente já observamos o que classificamos como 'overshooting'. A taxa de câmbio foi a 5,80 (reais), 5,60 (reais), e agora recuperou-se a 5,00 (reais). Provavelmente o câmbio não terá essa alta novamente", disse Guedes, em inglês, em evento promovido pelo Bradesco BBI.
O dólar spot fechou o pregão de segunda-feira com variação positiva de 0,03%, a 5,0380 reais na venda. Até o momento em 2021, a moeda norte-americana acumula queda de aproximadamente 2,9% contra o real.
"Overshooting" denota uma moeda que estaria mais desvalorizada do que o que seria sugerido pelos fundamentos da economia.
(Por Gabriel Ponte)
0 comentário
Wall St faz pausa após rali recorde com estagnação das negociações entre EUA e Irã
Ucrânia e Rússia continuam com combates apesar de cessar-fogo mediado pelos EUA
Ibovespa oscila sem viés claro com atenção voltada a balanços e exterior
Ibovespa recua com Oriente Médio no radar; BTG sobe após balanço
Dólar segue perto da estabilidade ante real após EUA rejeitarem proposta do Irã
BC da China promete apoio para impulsionar demanda doméstica e inovação tecnológica