Junho mais chuvoso pode ajudar algumas áreas de café e cana do Brasil, diz Somar

Publicado em 08/06/2021 17:46

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Um início de junho mais chuvoso em partes da metade sul do centro-sul brasileiro e mais precipitações previstas para esta região devem trazer alívio para áreas produtoras de café e cana, além de estancar perdas da segunda safra de milho, que já sofreu quebra expressiva, avaliou nesta terça-feira um meteorologista da Somar.

"Para milho, as perdas não revertem, as chuvas para milho terão impacto pequeno. Para a cana-de-açúcar sim, pode ser que tenha melhora, pois já no início da semana passada choveu forte no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo", disse o meteorologista Celso Oliveira.

Contudo, ele ponderou que outras áreas do centro-sul que estão sofrendo com a escassez hídrica severa devem seguir com problemas.

"Quando se caminha para a área mais crítica, noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás, mais ao noroeste de Mato Grosso do Sul, ali a situação não vai se reverter", disse ele, comentando que as precipitações serão mais fracas.

Para Oliveira, a chuva de junho "é melhor que a de maio, mas não é abrangente para dizer que cobre todas as regiões".

"Resumindo, junho é melhor que maio, a gente está sentindo isso, está chovendo com mais frequência, mas um cuidado é que não está chovendo bem em todos os lugares, está ocorrendo mais do oeste de São Paulo para baixo", comentou.

Ele lembrou também que à medida que o inverno se aproxima essas áreas ao Sul costumam receber mais umidade, enquanto a maior parte do Sudeste e Centro-Oeste sofre com longos períodos secos.

Dessa forma, destacou, as chuvas de junho não serão capazes de reverter "o que perdemos no verão", estação tradicionalmente mais chuvosa, o que explica a preocupação na agricultura, mas também do setor elétrico, que lida com preços em alta no mercado livre e está acionando mais térmicas para compensar a menor geração de hidrelétricas.

"Já se sabe que a próxima chuva para reservatórios só vai acontecer a partir de meados da primavera", ressaltou ele, citando as hidrelétricas.

Para as áreas de café, as chuvas até poderiam prejudicar os trabalhos de colheita, mas são bem-vindas para a produção das lavouras em 2022, considerando o prolongado período de déficit hídrico, comentou o meteorologista.

Ele explicou, entretanto, que algumas áreas terão precipitações, como a Mogiana e o Sul de Minas, mas outras partes, como o Cerrado mineiro, onde há muitas lavouras irrigadas, pode não ter chuvas suficientes para reabastecer os reservatórios até a próxima primavera.

As lavouras de laranja ao norte de São Paulo estão sofrendo também com estiagem, enquanto áreas mais ao sul do Estado, como Avaré, têm uma melhor condição, disse o especialista da Somar.

"No noroeste do Estado a situação é crítica, e não vai mudar no curto prazo."

Oliveira comentou também que áreas produtoras de trigo, ao Sul do Brasil, deverão se beneficiar das chuvas de junho.

Ainda que o mês deva ser melhor do que maio, pode ficar abaixo da média histórica para junho, acrescentou Oliveira.

"Pior do que está não poderia ficar, mesmo não sendo a pleno vapor, a chuva de junho é considerada boa notícia."

De acordo com dados da Refinitiv, as chuvas entre 8 e 23 de junho devem ficar entre 90 e 100 milímetros nas regiões com maiores precipitações entre o Paraná e o Rio Grande do Sul.

Algumas áreas do centro-sul de São Paulo poderão ter até 40 milímetros, enquanto o oeste paulista poderá marcar cerca de 60 mm no acumulado do período, indica a Refinitiv, que vê também chuvas de até 80 mm no sul de Mato Grosso do Sul.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário