Órgão da indústria chinesa informa aos suinocultores para não entrarem em pânico enquanto os preços caem ainda mais

Publicado em 21/06/2021 10:32

LOGO REUTERS

O órgão da indústria pecuária apoiado pelo governo da China pediu aos suinocultores na segunda-feira que não entrem em pânico, já que os preços do suíno caíram ainda mais e os investidores continuaram a vender ações de grandes produtores.

Os preços do suíno vivo no maior consumidor de carne suína do mundo caíram 65% desde o início do ano, com o aumento da produção nacional e grandes volumes de carne suína importada chegando ao mercado.

Alguns fazendeiros, esperando que os preços subissem, compraram porcos quase totalmente crescidos para engordá-los ainda mais, prevendo grandes lucros.

Com o rápido declínio nos preços, os produtores estão vendendo suínos com excesso de peso, pressionando ainda mais os preços e levantando preocupações de que a liquidação rapidamente se tornará um período de oferta restrita.

“Em um período de preços em queda, não entre em pânico e, além disso, não dê ouvidos a rumores e planeje a produção com uma mentalidade de jogo”, disse a Associação de Agricultura Animal da China (CAAA) em um comunicado divulgado na segunda-feira.

O aviso seguiu uma mensagem semelhante do planejador estatal da China na semana passada.

Os agricultores prestaram pouca atenção ao conselho, no entanto, com os preços médios continuando a cair, atingindo 13,05 yuans (US $ 2,02) por quilo na segunda-feira, de acordo com a Shanghai JC Intelligence Co Ltd.

As margens dos suínos estão em seu nível mais baixo desde 2014, embora os preços estejam apenas em seus níveis mais baixos desde o segundo trimestre de 2019. Os altos custos da ração, os preços dos leitões anteriormente altos e os custos de higiene mais elevados prejudicaram os lucros da maioria dos produtores.

O recente colapso dos preços e das vendas em massa está “atrapalhando a reconstrução do rebanho suíno”, após uma grande redução após o surto de peste suína africana em 2018, disse a Fitch Solutions em um relatório na semana passada.

“Olhando para o balanço de produção, vemos o déficit de carne suína diminuindo ligeiramente em 2021 e novamente em 2022, mas permanecendo elevado”, disse.

Enquanto isso, os investidores venderam ações de grandes produtores e os futuros de suínos vivos negociados na Dalian Commodity Exchange fecharam em queda de quase 7% na segunda-feira a 16.735 yuans por tonelada.

O contrato caiu 37% desde o início de maio.

O CAAA exortou os agricultores a se concentrarem no corte de custos e maior eficiência.

Recomendou que os produtores acelerassem a eliminação de porcas reprodutoras menos eficientes, especialmente porcos de mercado que eram retidos para reprodução em meio à escassez anterior.

Alguns analistas esperam que os preços continuem caindo.

“Atualmente as grandes empresas estão com 55% do seu programa de abate e os pequenos produtores ainda têm muito estoque em mãos. Esperamos que a pressão de oferta seja bastante grande no final de junho ”, disse a Cofco Futures em nota.

(US $ 1 = 6,4627 yuan renminbi chinês)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário