HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet destaca mais chuvas no RS, baixa umidade no Brasil Central e nova massa de ar frio na última semana do mês

Publicado em 22/06/2021 10:43
Condição do tempo no Sul deve mudar entre amanhã e quinta; frio deve atingir toda faixa oeste do país

LOGO nalogo

De acordo com as últimas previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após a passagem de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul, a última semana de junho será marcada pela entrada de uma nova massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas na faixa oeste do Brasil. 

De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, após a passagem de uma nova frente fria, entre amanhã e quinta-feira (24) pelo Rio Grande do Sul, uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas em todo o estado e em outras áreas do país. Com a chegada do inverno a tendência é que as frentes sejam cada mais frequentes, mas sem força para avançar nas demais áreas do país. 

"Entre amanhã e quinta-feira a tendência é de uma mudança bastante significativa no Rio Grande do Sul, com bastante chuva e risco de tempestade em toda área", comenta a meteorologista. Segundo o Cosmo, a previsão é de precipitação entre 20mm e 40mm em todo o estado. Os modelos mostram ainda o retorno da umidade também em Santa Catarina nos próximos dias, também com precipitação expressiva entre 40mm e 70mm. 

Já a região Central do Brasil deve continuar com tempo seco e ainda em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta terça-feira (22). Segundo Naiane, apesar do dia ter amanhecido com áreas de instabilidade em São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, as condições de chuvas são pontuais, sem chance de chuva generalizada. 

Todo o Centro-Oeste segue em alerta para baixa umidade relativa do ar, com destaque para Tocantins e Goiás que podem registrar umidade relativa do ar abaixo de 20% nas próximas 24 horas. No Mato Grosso a tendência é de umidade entre 20% e 30% no período. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", alerta o Inmet em sua página oficial. 

Segundo as previsões da Climatempo, áreas de instabilidades continuam crescendo em vários locais do Norte do Brasil e do extremo norte do Nordeste por causa da grande disponibilidade de umidade e de calor. "Terça-feira já é de atenção para chuva moderada a forte, com raios, ventos por vezes fortes no oeste e norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá, no extremo norte do Pará e no litoral do Maranhão", complementa a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias em todo Brasil: 

174 horas - Inmet - 220621
Fonte: Inmet

 

Já a queda nas temperaturas deve começar a ser observada já na sexta-feira (25). De acordo com o modelo de previsão de temperatura do Inmet, no Rio Grande do Sul as mínimas devem ficar entre 4 e 6 graus.  Segundo Naiane, ainda não é possível identificar a intensidade da massa de ar frio mas, até o momento, os modelos mostram o avanço do sistema na região Sul e na faixa oeste do Brasil, atingindo ainda áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. 

Veja o mapa de previsão de temperatura do ar nos próximos dias: 

Massa de ar frio - Inmet - 220621
Fonte: Inmet 

Soja em sistema de sub-irrigação em Lagoa da Confusão-TO da Família Gasparetto
Soja em sistema de sub-irrigação em Lagoa da Confusão-TO da Família Gasparetto

Soja em sistema de sub-irrigação em Lagoa da Confusão-TO da Família Gasparetto
Soja em sistema de sub-irrigação em Lagoa da Confusão-TO da Família Gasparetto

Soja em sistema de sub-irrigação em Lagoa da Confusão-TO da Família Gasparetto
Soja em sistema de sub-irrigação em Lagoa da Confusão-TO da Família Gasparetto

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário