Projeto muda regra para exploração de cascalho utilizado em vias rurais
O Projeto de Lei 1574/21 estabelece hipóteses de dispensa e de simplificação do licenciamento ambiental para atividades de lavra de cascalho a céu aberto quando for comprovado pequeno potencial de impacto no meio ambiente.
A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei 6.567/78, que trata de regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais.
“A escavação de cascalheiras tem baixíssimo impacto ambiental, incomparável com outros tipos de extração mineral”, disse o autor da proposta, deputado Darci de Matos (PSD-SC). “Trata-se de recurso abundante, indispensável à manutenção de vias rurais”, afirmou, realçando a importância para a segurança em estradas vicinais.
Segundo o parlamentar, a falta de regulamentação específica e a necessidade de licenciamento ambiental para o aproveitamento de cascalho no meio rural hoje gera entraves para prefeituras e agricultores, daí a mudança proposta.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
0 comentário
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP
Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026
Altas taxas de juros, crédito restrito e clima irregular postergaram a tomada de decisão para a compras de insumos, diz CropLife
Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB