Novas condições climáticas dão respiro aos produtores, mas estão longe de consolidar a safra de grãos nos EUA

Publicado em 22/06/2021 12:24 e atualizado em 22/06/2021 13:26
Felippe Reis - Analista de Culturas da Geosys Brasil
Mapas mostram chuvas e temperaturas amenas para o cinturão produtor dos EUA nos próximos 10 dias. Volumes previstos estabilizam processo de deterioração das lavouras

Podcast

Entrevista com Felippe Reis - Analista de Culturas da Geosys Brasil sobre as Condições climáticas para os EUA e Argentina

Download

 

LOGO nalogo

A pouca umidade no solo continua persistindo para o Corn Belt, porém, novas condições esperadas de chuvas para os próximos dez dias poderiam começar a mudar este cenário. No entanto, ainda é cedo para dizer que nova safra norte-americana está consolidada e que os produtores já podem respirar aliviados. Ainda assim, caso essas chuvas se confirmem, elas poderiam estabilizar o processo de deterioração das lavouras. 

Leia Mais:

+ USDA volta a reduzir índice de lavouras de soja e milho em boas/excelentes condições dos EUA nesta 2ª feira

"As regiões que sofreram mais nas últimas semanas foram o noroeste, o sudeste e o sul do cinturão do milho. E quando olhamos para as temperaturas, tanto no modelo americano, quanto no europeu, eles trazem temperaturas mais amenas para o sudeste, mas o noroeste as temperaturas ainda ficam acima da média", explica Felippe Reis, analista de culturas da Geosys Brasil. 

>> Acompanhe os mapas detalhados pelo especialista no vídeo acima

Reis afirma que com a nova temporada apenas no início de seu desenvolvimento, ainda há tempo para recuperação das lavouras naquelas regiões que sofrem mais com o tempo seco, como é o caso das Dakotas e de Minnesota. E a atenção tem se dado muito às temperaturas no cinturão, uma vez que muito acima da média poderiam tirar ainda mais do potencial produtivo das plantas. 

Sobre as chuvas, o analista chama a atenção para as mudanças observadas no modelo americano, que começam a mostrar chuvas acima de 30, 35, 40 mm para regiões próximas à Iowa, Illinois e Indiana.  "Essas condições já devem refletir no mercado nos próximos dias, já que deve ocorrer uma considerável melhora da umidade do solo e um bom desenvolvimento das lavouras caso ocorra", diz. 

E apesar da divergência que ainda aparece entre os modelos americano e europeu, ambos trazem condições melhores esperadas para  os próximos dias, o que poderia, portanto regularizar os preocupantes índices de umidade do solo que têm sido registrados agora. E os dois mapas também, no entanto, ainda sinalizam falta de chuvas para as Dakotas, ou chuvas de volumes bem baixos, além de temperaturas acima da média. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário