Custo de produção da soja 21/22 no MT está 15% maior do que o da safra passada

A safra de soja 2021/22 no Mato Grosso apresenta, neste momento, custo de produção 15% maior do que o registrado para a temporada anterior 2020/21, de acordo com levantamento realizado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).
Segundo o gestor técnico do Imea, Cleiton Gauer, os principais fatores desta elevação são as sementes de soja, a valorização do dólar, fertilizantes e defensivos. Somente neste mês de maio, o aumento dos custos foi de 2,5% no estado.
Por outro lado, os produtores mato-grossenses se planejaram mais e anteciparam a compra de insumos. O fertilizante, por exemplo, já está 90% comprado no estado e com isso fugiram dos momentos de maior alta nos custos e tiveram relações de troca muito interessantes.
Essa combinação de preços altos da soja e boa relação de troca por insumos também estimulou os produtores a apostarem mais na próxima safra. Diante disso, o Instituto espera que a área cultivada com soja no ciclo 21/22 seja 4% maior do que o contabilizado em 20/21.
Confira a entrevista completa com o gestor técnico do Imea no vídeo.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira