Colheita de café do Brasil avança para 40% do total, mas segue atrasada, diz Safras

A colheita de café do Brasil atingiu 40% do total projetado para a temporada 2021/22 até o dia 22 de junho, avanço semanal de seis pontos percentuais, mas ainda segue com atraso na comparação com a média histórica de cinco anos (44%) para esta época, apontou levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Safras & Mercado.
O maior produtor e exportador de café já colheu 22,86 milhões de sacas, considerando uma safra estimada pela consultoria em 56,5 milhões de sacas de 60 quilos, segundo relatório.
O ritmo de colheita está levemente abaixo do ano passado para o período (41%), quando o país teve uma produção recorde. Neste ano, produtores estão colhendo menos devido ao ciclo de baixa do café arábica e também por conta dos efeitos de uma prolongada seca.
Por outro lado, a condição seca favorece o avanço dos trabalhos de colheita, disse o consultor Gil Barabach, ressaltando que a condição climática também colabora com o beneficiamento.
"Tanto a colheita de arábica como de conilon mantém o bom ritmo, embora ainda atrasadas", destacou.
A colheita de arábica chega a 27% da produção, contra 32% em igual época do ano passado e 35% da média histórica para o período.
"O perfil segue positivo, tanto em termos de granação como da bebida. Mesmo assim, ainda é cedo para traçar um parecer mais seguro sobre a safra", comentou em nota.
No conilon, os trabalhos já alcançam 63% da safra, em linha com igual período do ano passado. Porém ainda aquém dos 69% de média para o período nos últimos cinco anos.
"A maturação mais lenta, retardando o início dos trabalhos, e a safra maior deste ano explicam essa performance", aponta.
0 comentário
Café sobe mais de 1% em NY nesta 6ª feira (25) com dólar fraco e cobertura de posições vendidas
Café sobe mais de 1% em Nova York e tenta recuperação após sequência de pressão
Café fecha em baixa em NY e Londres com safra recorde do Brasil reforçando pressão sobre preços
Conab: Produção de café é estimada em 67,6 milhões de sacas, influenciada por bienalidade positiva em 2026
Café tenta reação em NY, mas mercado já precifica safra brasileira que ainda precisa ser confirmada
Mercado do café segue volátil e sem tendência definida; cafeicultor deve focar nas oportunidades