AgRural reduz previsão de 2ª safra de milho do centro-sul em 5,4 mi t após geadas

SÃO PAULO (Reuters) - A segunda safra de milho do centro-sul do Brasil foi estimada em 54,6 milhões de toneladas, disse nesta segunda-feira a consultoria AgRural, que reduziu sua previsão em 5,4 milhões de toneladas na comparação com a projeção de 27 de maio, devido ao impacto de geadas e da seca.
"Parte dessa redução de 5,4 milhões de toneladas deveu-se a ajustes negativos de produtividade provocados pela estiagem (causa principal dos cortes realizados nos meses anteriores), mas desta vez o principal motivo do ajuste foram mesmo as geadas", disse a consultoria em relatório, em referência ao impacto do frio intenso da semana passada.
Em relação ao potencial inicial da segunda safra de 2021 --estimado antes da estiagem iniciada no fim de março-- a quebra supera a marca de 22 milhões de toneladas.
Até a última quinta-feira, a colheita da "safrinha" de milho havia atingido 12% da área cultivada no centro-sul, disse a AgRural.
"Apesar do bom avanço (uma semana antes, 5% da área estava colhida), há atraso na comparação com os 23% do mesmo período do ano passado devido ao plantio mais tardio", completou.
Agora a AgRural estima safra total de milho 2020/21 do Brasil em 85,3 milhões de toneladas, ante 102,5 milhões no ciclo anterior.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Com mercado físico limitado pela competitividade da Argentina, B3 fecha a terça-feira com futuros do milho estáveis
Colheita do milho chega a 3% no Brasil e fica a frente do registrado em 2025
Chicago seguem levemente positiva para os futuros do milho nesta terça-feira
USDA informa nova venda de milho dos EUA nesta 3ª feira (9)
Sistema Famato reforça medidas de prevenção a incêndios durante a colheita do milho em Mato Grosso
Futuros do milho registram valorizações em Chicago na manhã desta terça-feira