Abiove considera positiva a aplicação do B12 no Leilão 81
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) considera positiva a resolução do Conselho Nacional de Pesquisa Energética (CNPE) que aplica a mistura mínima de 12% (B12) de biodiesel no Leilão 81 (L81), cujas as entregas acontecem nos meses de setembro e outubro desde ano. A resolução representa um aumento significativo em relação à mistura aplicada nos últimos dois leilões que foi de apenas 10% (B10) e sinaliza um compromisso do governo federal para a promoção dos biocombustíveis em nossa matriz de combustíveis.
“A indústria de biodiesel brasileira tem plenas condições de entrega do B13 (mistura de 13%), mas a aplicação do B12 já é positiva à medida que estimula o processamento de soja e a retenção de grãos no Brasil”, destaca Daniel Furlan Amaral, economista-chefe da Abiove. “Também é favorável à medida que representa confiança no Renovabio, política de Estado que reconhece o papel estratégico de todos os biocombustíveis e estimula a agricultura familiar brasileira fornecedora de matéria-prima para produção de biodiesel”, reforça Amaral.
A Abiove segue confiante que mistura aplicada no último leilão de 2021 será o B13 e que o Brasil caminha com segurança para que o cronograma de aumento da mistura siga sendo aplicado e respeitando, com a introdução do B14 a partir de março de 2022, conforme determinado pelo CNPE.
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025