Ovos: primeira quinzena apresenta o terceiro melhor preço médio do ano
A primeira quinzena de julho vai caminhando para o seu final e o ambiente de negócios permanece apresentando equilíbrio entre oferta e demanda. Com isso, é grande a possibilidade dos preços de comercialização da caixa de ovos brancos se manterem nas mesmas bases praticadas desde o último dia 5 de julho.
O acompanhamento do preço médio quinzenal no decorrer do ano aponta que o valor médio alcançado na primeira quinzena de julho é o terceiro mais elevado do ano, se colocando abaixo apenas dos recebidos na segunda quinzena de fevereiro e primeira de março.
Embora a segunda quinzena seja marcada historicamente por preços abaixo dos recebidos na primeira quinzena devido a perda na capacidade aquisitiva do consumidor, no primeiro semestre em 4 oportunidades, cerca de dois terços do período, a segunda quinzena apresentou valor superior ao da primeira quinzena.
Como o alojamento de matrizes em produção segue em declínio trazendo maior ajustamento entre disponibilidade e demanda, o produtor de ovos deve ser menos pressionado que em outros momentos.
Mesmo assim, não fica descartado a possibilidade de os Produtores tentarem melhorar as condições de comercialização, pois o preço atual não cobre o custo de produção. Por outro lado, com as últimas altas no preço da carne de frango pode haver uma migração da população de baixa renda para o consumo de ovos, beneficiando o setor de postura comercial.
0 comentário
Paraná precisa focar em biosseguridade para blindar liderança na avicultura
Frango/Cepea: Oferta de carne no 2º tri atinge o maior nível desde o final de 2025
Ovos/Cepea: Média parcial supera a de julho, mas preços seguem baixos
Suínos/Cepea: Produção elevada pode limitar alta dos preços no fim do ano
Frango/Cepea: Alta dos insumos reduz poder de compra do avicultor paulista
Ovos/Cepea: Demanda se enfraquece, e preços recuam nesta 2ª quinzena