Bolsonaro é internado com obstrução intestinal e passará por exames para possível cirurgia

Publicado em 15/07/2021 08:20 e atualizado em 03/01/2022 10:54

Logotipo Reuters

Por Eduardo Simões e Lisandra Paraguassu

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro foi internado em um hospital de São Paulo na madrugada desta segunda-feira com um quadro de obstrução intestinal, passará por exames e não há previsão para que receba alta, afirmou boletim médico do Hospital Vila Nova Star.

De acordo com o boletim, Bolsonaro está estável, recebendo tratamento e será reavaliado na manhã desta segunda.

"O Hospital Vila Nova Star informa que o senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal. Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No momento, sem previsão de alta", afirma o boletim.

No Twitter, Bolsonaro disse que foi levado ao hospital depois de passar mal após o almoço de domingo. Em publicação ao lado de uma foto em que aparece no leito hospitalar, o presidente disse que recebeu uma sonda nasogástrica e que passará por exames para a realização de uma possível cirurgia.

"Comecei a passar mal após o almoço de domingo. Cheguei ao hospital às 3h de hoje. Me colocaram sonda nasogástrica. Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal", escreveu.

Bolsonaro acrescentou que o médico que chefia a equipe que o trata, Antônio Luiz Macedo, chega de volta ao Brasil esta tarde.

O presidente estava de férias em Santa Catarina quando, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, sentiu um "desconforto abdominal" e embarcou direto para São Paulo. A previsão inicial era de que voltasse a Brasília apenas na terça-feira.

Essa é a segunda vez que Bolsonaro sofre com o mesmo quadro. Em julho de 2021, depois de 11 dias de crises ininterruptas de soluços, o presidente deu entrada no Hospital das Forças Armadas, de madrugada, com fortes dores abdominais. Em seguida, foi transferido para São Paulo, onde se verificou uma obstrução intestinal.

À época, a equipe médica chegou a considerar a necessidade de uma nova cirurgia, mas depois de uma semana de internação, o quatro foi resolvido com medicamentos.

Desde setembro de 2018, quando sofreu um ataque à faca durante a campanha eleitoral, o presidente já passou por seis cirurgias, quatro delas diretamente ligadas à facada. Entre elas, uma para desobstrução intestinal, outra para retirada da bolsa de colostomia que usou depois da facada e uma terceira para corrigir uma hérnia que surgiu no local da cicatriz da primeira cirurgia.

Bolsonaro passou ainda por uma intervenção para retirada de pedras na bexiga e submeteu-se a uma vasectomia, que nunca foi confirmada oficialmente pelo Palácio do Planalto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário