Imagens de satélite mostram fumaça e destruição do incêndio florestal no Norte de SC
A fumaça causada pelo incêndio florestal que atingiu o Norte de Santa Catarina na terça-feira, 13, pôde ser captada por satélite. Kléber Trabaquini, pesquisador da Epagri/Ciram e doutor em sensoriamento remoto, mostra que as imagens de satélite podem ser utilizadas para mensurar a área afetada pelo fogo.
O incêndio atingiu a vegetação dos Campos do Quiriri, que abrange os municípios de Joinville, Garuva e Campo Alegre. Na manhã da quarta-feira o fogo foi controlado por bombeiros militares e comunitários, mas já havia deixado um rastro de destruição, conforme mostram as imagens.
Kleber explica que as imagens tratadas por ele foram captadas pelo Sentinel-2, um satélite europeu de observação da terra. O Ciram é unidade de pesquisa da Epagri especializada em monitoramento ambiental e vem trabalhando com imagens de satélite para mapear com precisão áreas de cultivo de arroz e maçã em Santa Catarina. Uva e cebola estão na lista das cadeias produtivas a serem mapeadas por sensoriamento remoto pela Epagri/Ciram.
0 comentário
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP