Maior cooperativa agrícola do país, Coamo quer produzir etanol de milho
![]()
A Coamo Agroindustrial Cooperativa, tradicional cooperativa de grãos e maior do país, está em planejamento para a produção de etanol de milho até começo de 2022, segundo informação do jornal Folha de S. Paulo.
A cooperativa faz neste momento um estudo de viabilidade para a produção do combustível e espera aprovação em assembleia. Apesar da safra menor do cereal neste ano, os altos preços de comercialização têm compensado as perdas no campo.
Na temporada 2021/22, a Coamo espera receber 160 mil sacas de grãos, sendo pouco mais de 50 mil sacas de milho. Desse volume, apenas 2% a 3% vai para fabricação de ração, por isso a decisão de produzir etanol.
A Coamo, com sede em Campo Mourão, no estado do Paraná, está em uma região estratégica para a produção de etanol, pois não há usinas de cana-de-açúcar em algumas áreas da região Sul.
Para Airton Galinari, presidente-executivo da cooperativa, em entrevista para a Folha, é necessário cada vez mais agregar valor à produção e decisão pelo etanol de milho segue essa lógica. Atualmente, até 40% do trigo é processado pela Coamo para farinha.
1 comentário
Açúcar avança nas bolsas nesta quinta-feira com suporte de oferta mais restrita na Europa
Açúcar fecha misto nas bolsas internacionais; Londres recua com expectativa de menor importação da Índia
Açúcar opera misto nas bolsas internacionais nesta quarta-feira
Algodão recua em Nova York após alta da sessão anterior
Açúcar fecha em forte queda com pressão de importações menores da Índia e petróleo
Mercado do açúcar perde força após Índia reduzir importações; safra brasileira deve crescer em 26/27
Edmilson Lima Pompeu Maringá - PR
Só uma correção: o volume de grãos deve ser de 160 mil toneladas e 50 mil toneladas de milho. A Coamo é a maior cooperativa do pais mas não tão grande assim.