Comissão aprova projeto que cria fundo de desenvolvimento rural
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (4) proposta que cria o Fundo Nacional do Desenvolvimento Rural e Produção Agrícola (FNDR). Segundo o texto, o objetivo é financiar a produção agrícola no País e promover a inovação tecnológica no setor rural.
O parecer do relator, deputado Júlio Cesar (PSD-PI), recomendou a aprovação na forma do substitutivo ao Projeto de Lei 367/19, do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), elaborado em 2019 pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
“A iniciativa mostra importância ao buscar solução para o desenvolvimento rural e para a produção agrícola. Nada mais adequado do que garantir condições de investimento, reservando recursos orçamentários dentro da disponibilidade financeira da União, para o setor”, afirmou Júlio Cesar.
Conforme o substitutivo da Comissão de Agricultura, o novo fundo terá, como eventuais fontes de recursos, dotações orçamentárias; convênios com entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal; empréstimos e retorno das operações de empréstimo; e doações, entre outras.
A administração ficará a cargo do Ministério da Agricultura, com apoio de um conselho gestor composto por dois representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dois representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e dois representantes do governo federal.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
0 comentário
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor
Jornalista Andressa Simão, do Notícias Agrícolas, conquista 2º lugar no 11º Prêmio Sindilat de Jornalismo
Faec completa 60 anos de atuação em defesa do produtor rural no Ceará
Belagrícola divulga comunicado oficial sobre estrutura societária e situação econômica após informações da Pengdu Agriculture
Faturamento de bioinsumos no Brasil aumenta cinco vezes em cinco anos e deve manter crescimento em alta