Ministro de Minas e Energia dá posse a dois novos diretores da ANM
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deu posse nesta quarta-feira a Ronaldo Jorge da Silva Lima e Guilherme Santana Lopes Gomes como novos diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM), informou a pasta em nota.
De acordo com o ministério, Lima cumprirá mandato de 16 meses, em vaga aberta pela renúncia do ex-diretor Eduardo Leão, ocorrida em março deste ano. Já Gomes assume o lugar de Tomás Albuquerque, cujo mandato terminou em dezembro de 2020.
Geólogo formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Ronaldo Jorge da Silva Lima dirigia desde 2019 a diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará.
Guilherme Santana Lopes Gomes, por sua vez, é formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e servidor de carreira da ANM. Seu mandato como diretor da agência irá até dezembro de 2014.
O ministro Bento Albuquerque afirmou, durante a cerimônia de posse, que a ANM vem realizando "esforços importantes" para leilões de disponibilidade de áreas, digitalização de processos minerários e fiscalização de barragens.
"A ANM tem contribuído para conferir maior segurança e redução de incertezas, necessárias para maior dinamismo da atividade mineral", disse Albuquerque.
(Por Gabriel Araujo)
0 comentário
Bolsonaro teve novos episódios de soluços e passou por mais um procedimento, diz boletim
Índices S&P 500 e Nasdaq ficam estáveis em negociações fracas de fim de ano e Meta sobe com acordo
Ibovespa sobe no último pregão de ano e confirma melhor desempenho desde 2016, com ganho de 34%
Dólar à vista fecha o dia em queda firme e acumula recuo de mais de 11% no ano
Taxas dos DIs fecham estáveis com dados de emprego e ata do Fed no radar
Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas