Radiografia do Agro mostra a diversidade da produção agropecuária goiana e revela oportunidades na fruticultura
Além da já conhecida força na produção de soja, milho e carnes, o agronegócio goiano é bastante competitivo em outros produtos. A segunda edição da Radiografia do Agro em Goiás, com dados disponibilizados com referência até dezembro de 2020, mostra a diversidade da produção no Estado, sua relevância interna e externa e oportunidades de crescimento. Iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a publicação traz mapas, gráficos e números relativos a 49 itens da pauta do agro, destacando fatores como produção, área plantada, produtividade, comercialização, municípios produtores e destinos das exportações. O material foi publicado nesta sexta-feira (13/08) no site da Seapa: www.agricultura.go.gov.br.
"São informações essenciais para construir políticas públicas efetivas e balizar decisões de investimentos privados", diz o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. Em 2020, em sua primeira edição, lembra ele, a Radiografia do Agro foi ferramenta primordial para a formatação de projeto de produção e comercialização de cerveja à base de mandioca. Com a aquisição de mais de 1,45 mil toneladas da raiz, somente neste ano, a ação já beneficia mais de 790 pessoas, especialmente agricultores familiares, em 24 municípios.
A segunda edição do estudo revela que Goiás possui 17 atividades agropecuárias entre as primeiras posições no ranking nacional de produção. O Estado liderou o cultivo de sorgo, tomate e jabuticaba no País. Ocupava o segundo lugar entre os Estados produtores de girassol, cana-de-açúcar, alho e rebanho bovino. Com soja, milho, palmito, pequi e borracha, estava em terceiro lugar, em 2020. Com algodão, melancia e couro curtido, em quarto. E em quinto, com feijão e cebola. “Com essa diversidade, a produção agropecuária consegue movimentar a economia do Estado o ano todo, contribuindo para a criação de postos de trabalho e para a geração de renda em todos os 246 municípios goianos. Permite que Goiás seja destaque no abastecimento interno e na exportação de diferentes produtos da balança comercial”, enfatiza.
Espaço para crescer
A nova Radiografia aponta, ainda, que a produção local tem muito espaço para crescer. A demanda por itens como mamão, abacate, manga e outros, nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), já supera o volume produzido no Estado. “Isso demonstra o enorme potencial da fruticultura no Estado e o governo tem buscado desenvolver ações e projetos que possam estimular essa cadeia produtiva em Goiás”, afirma Tiago Mendonça.
O secretário participou, recentemente, do lançamento da Rota da Fruticultura da RIDE/DF - projeto dos ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem a parceria do Governo de Goiás. O objetivo é mapear, mobilizar e profissionalizar o segmento na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
O superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos, acrescenta que o Governo de Goiás trabalha na implantação de um Polo de Fruticultura Irrigada na região Nordeste do Estado. “Está em desenvolvimento estudo de viabilidade técnico, econômico, social e ambiental para implantação de projetos. Com o polo, o intuito é promover desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado de Goiás, com foco nas regiões de baixo IDH e aumento de disponibilidade hídrica para o abastecimento urbano”, explica.
Já o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, informa que, graças à articulação do governo, foi possível abrir linha do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para a fruticultura em todo o Estado de Goiás. “Os projetos desse segmento possuem crédito disponível por meio do FCO Verde, com maior prazo de carência. É importante que o fruticultor saiba dessa oportunidade de crédito e possa investir em suas atividades, com o intuito de incrementar renda e fortalecer ainda mais a economia goiana”, destaca.
0 comentário
Mandioca/Cepea: Com demanda industrial firme, preços resistem à maior oferta
HORTI RESENHA #140 - Polinização é um dos principais gargalos no cultivo da abóbora japonesa
Programa de fomento do açaí inicia adesão de produtores no Pará
Missão internacional avança na abertura do mercado cubano para frutas brasileiras
Goiás consolida crescimento na produção de batata-inglesa, com projeção de recuperação do VBP em 2026
Uva/Cepea: No Vale, mercado das sem semente oscila com demanda enfraquecida