Mamão/Cepea: Clima esquenta e aumenta um pouco a oferta
Nesta semana (16 a 20/08), os preços do mamão voltaram a recuar nas regiões produtoras. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso ocorreu por conta do mercado mais fraco da segunda quinzena e do leve aumento na oferta no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia no período – o clima mais quente acelerou um pouco a maturação da fruta que estava no pé, mas esse incremento ainda foi bem pequeno.
Assim, o formosa foi vendido por R$ 1,26/kg na praça norte capixaba, recuo de 19% em relação à semana passada. Destaca-se que, para essa variedade, muitos produtores ainda têm colhido frutas bastante verdes, para tentar aproveitar os “maiores” preços que vinham sendo praticados até semana passada. Já o havaí tipo 12 a 18 foi comercializado por R$ 0,60/kg na sul baiana, queda de 10% na mesma comparação. É importante mencionar que a qualidade inferior também resultou neste cenário, havendo maior incidência de manchas, sobretudo para o havaí.
Para a próxima semana, é esperado que a procura de mamão diminua diante da aproximação do fim do mês e que o calor persista, aumentando um pouco mais a oferta, principalmente de havaí, o que pode pressionar as cotações.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES