Arrozeiros pedem ao governador do Estado medidas emergenciais para o Irga
O setor arrozeiro esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 20 de agosto, em Uruguaiana (RS), com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Na ocasião, foram entregues documentos salientando a importância da reestruturação do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), e seu papel para a cadeia orizícola do Estado. A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), esteve representada pelo seu vice-presidente Roberto Fagundes Ghigino.
De acordo com o dirigente, foi demonstrada a importância da lavoura arrozeira para a economia do Estado em mais de 200 municípios gaúchos e na segurança alimentar do país. Para isso, o Irga é fundamental, mas o órgão vive uma situação drástica. “Precisamos que isso avance o mais rápido possível em função de que estamos perdendo tempo de pesquisa, mão de obra como pesquisadores e extensionistas para a iniciativa privada e isto é muito ruim para o nosso setor”, explicou.
Além de Ghigino, que também é presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, participaram do encontro os conselheiros do Irga Ariosto Pons, que é vice-presidente da associação do município, e Werner Arns Filho.
0 comentário
Excesso de chuva provoca perdas, atrasos e problemas de qualidade em lavouras do Paraná, aponta Deral
Arroz/Cepea: Média de outubro é a maior desde fev/25
Soja adiantada favorece janela do milho em MT, mas distribuição das chuvas ainda preocupa
Semeadura do feijão 1ª safra ganha ritmo e encosta na média histórica
Feijão/Cepea: Preto atinge maior patamar em dois anos
USDA: Inspeções de soja superam 2,44 milhões de toneladas e acumulam alta de 56% na temporada