Empresas falsificadoras de certificado fitossanitário são alvo da operação "Fitofake" do Mapa e PF
Na manhã desta segunda-feira (23), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Polícia Federal (PF) realizam a operação conjunta "Fitofake" de busca e apreensão em cinco empresas que falsificaram certificados fitossanitários na exportação de produtos brasileiros como café, arroz e pimenta.
A fraude foi identificada com a ajuda dos órgãos oficiais dos países importadores, que notaram divergências nos documentos e comunicaram ao Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária.
O Certificado Fitossanitário é considerado o passaporte vegetal, sendo exigido pelas autoridades fitossanitárias dos países para permitir o ingresso de produtos naquele território.
“Os documentos utilizavam informações indevidas, indicando que os produtos haviam sido inspecionados e estavam livres de pragas e doenças. Fraudes em certificados fitossanitários podem colocar em dúvida a credibilidade da certificação brasileira e ter repercussão para todos os exportadores”, relata o chefe da divisão de Fiscalização e Certificação Fitossanitária do Mapa, Eduardo Henrique Magalhães.
O Mapa realiza a inspeção na exportação para verificar e atestar que os produtos vegetais cumprem com as exigências dos países importadores. A única organização reconhecida internacionalmente para atestar informação dessa natureza é o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, por meio do Certificado Fitossanitário emitido por auditores fiscais federais agropecuários.
“Nestes casos de falsificação do certificado, os produtos não tinham as garantias de que pragas e doenças nocivas ao país de destino não estavam presentes nos grãos de café, arroz e pimenta”, explica Magalhães.
0 comentário
Colheita do algodão começa com expectativa de produção recorde no Oeste da Bahia
Entenda como são feitas as análises de qualidade das fibras de algodão no maior Centro da América Latina
Hedge Internacional no Agro: os impactos tributários de operar no exterior
Ciência brasileira aponta rota para agro e transporte de baixo carbono
Oeste da Bahia mira na expansão do sorgo para atender demanda de usina de etanol
Crédito vira fator decisivo para a safra 2026/27 diante de dívida bilionária no campo