CPI quer pedir prisão preventiva de lobista que faltou a depoimento
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - A direção da CPI da Covid no Senado informou que pedirá a prisão preventiva do advogado Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria, lobista da Precisa Medicamentos, empresa envolvida na compra, cancelada, das vacinas Covaxin, e de possivelmente outras negociações irregulares no Ministério da Saúde, informou a agência Senado.
O advogado faltou ao depoimento previsto para esta quinta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Por isso o pedido de prisão preventiva e de apreensão do passaporte de forma a evitar que ele saia do país.
O comando da CPI aponta o lobista como uma das peças-chave para as investigações sobre irregularidades envolvendo o Ministério da Saúde.
"Marconny não é o senhor do lobby da Precisa Medicamentos. Ele é o senhor de todos os lobbies. É dele a arquitetura ideal de como burlar um processo licitatório", apontou o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), de acordo com a Agência Senado.
Marconny já havia apresentado um atestado médico para não comparecer à oitiva, mas o médico que concedeu o documento entrou em contato com o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), dizendo estar desconfiado de uma simulação do paciente.
Por isso mesmo, já havia, segundo Randolfe, uma determinação de escolta à Polícia Legislativa para que ele comparecesse ao depoimento. Ainda de acordo com o vice-presidente do colegiado, a polícia do Senado está à procura da testemunha.
(Redação Brasília)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com Oriente Médio e juros dos EUA em foco
Forças dos EUA realizam novos ataques contra Irã
Dólar fecha perto da estabilidade apesar das tensões no Oriente Médio
Taxas de DIs sobem em sintonia com petróleo e Treasuries após Trump anunciar fim de acordo com Irã
Preocupações das autoridades do Fed com inflação aumentaram na reunião de junho, mostra ata
Wall Street recua após declarações de Trump sobre Irã pesarem sobre os mercados