CPI quer pedir prisão preventiva de lobista que faltou a depoimento
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - A direção da CPI da Covid no Senado informou que pedirá a prisão preventiva do advogado Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria, lobista da Precisa Medicamentos, empresa envolvida na compra, cancelada, das vacinas Covaxin, e de possivelmente outras negociações irregulares no Ministério da Saúde, informou a agência Senado.
O advogado faltou ao depoimento previsto para esta quinta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Por isso o pedido de prisão preventiva e de apreensão do passaporte de forma a evitar que ele saia do país.
O comando da CPI aponta o lobista como uma das peças-chave para as investigações sobre irregularidades envolvendo o Ministério da Saúde.
"Marconny não é o senhor do lobby da Precisa Medicamentos. Ele é o senhor de todos os lobbies. É dele a arquitetura ideal de como burlar um processo licitatório", apontou o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), de acordo com a Agência Senado.
Marconny já havia apresentado um atestado médico para não comparecer à oitiva, mas o médico que concedeu o documento entrou em contato com o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), dizendo estar desconfiado de uma simulação do paciente.
Por isso mesmo, já havia, segundo Randolfe, uma determinação de escolta à Polícia Legislativa para que ele comparecesse ao depoimento. Ainda de acordo com o vice-presidente do colegiado, a polícia do Senado está à procura da testemunha.
(Redação Brasília)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde