Vendas de soja 21/22 do Brasil seguem atrasadas, diz Safras & Mercado
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - As vendas antecipadas para o novo ciclo de soja do Brasil (2021/22) mantiveram forte atraso ante o mesmo período do ano passado, quando agricultores já tinham comercializado quase metade da produção esperada, apontou a consultoria Safras & Mercado em relatório mensal.
A comercialização da soja que será plantada a partir deste mês atingiu 25,6% de uma safra projetada em recorde de 142,24 milhões de toneladas, avanço de 1,9 ponto percentual em relação ao mês anterior.
Em igual período do ano passado, o número de vendas da safra futura era de 49,3% e a média dos últimos cinco anos é de 24,9%, segundo a consultoria.
O comercialização da safra velha, colhida no início deste ano, atingiu 85,9% e também está mais lenta na comparação anual e frente à média histórica.
"Os produtores seguem retraídos, negociando apenas o necessário durante os melhores momentos. A aposta é de melhora no último trimestre do ano", disse a Safras em relatório.
Os negócios da safra velha aumentaram quatro pontos percentuais na comparação mensal.
Em igual período do ano passado, a negociação envolvia 97,9% do total e a média de cinco anos para o período é de 88,5%.
Nesta semana, a Reuters publicou que produtores no Brasil estão segurando vendas, pois acreditam que os preços podem subir mais em meio ao aperto da oferta global.
Além disso, alguns avaliam que questões climáticas e políticas poderão impulsionar as cotações.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Com mercado aquecido, comercialização da soja 26/27 do Brasil chega a 29,1% e supera média
Soja aprofunda perdas em Chicago com baixas mais fortes também no óleo e no trigo nesta 6ª
Soja pisa no freio em Chicago após semana de fortes oscilações; mercado busca definir direção
Soja inverte o sinal em Chicago, fecha em alta e mantém janela aberta às vendas no Brasil
China acelera compras nos EUA para o ritmo mais rápido em 4 anos e sustenta altas da soja em Chicago
Preços da soja 26/27 têm melhor semana da temporada e negócios aceleram no Brasil