Scot Consultoria: Mercado interno do boi está em compasso de espera
Thayná Drugowick
zootecnista
Scot Consultoria
Em 4 de setembro, sábado, foi confirmada oficialmente a ocorrência de dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), a ‘’vaca louca’’, em Minas Gerais e Mato Grosso.
Importante ressaltar que o diagnóstico atípico dos dois casos, mantém o Brasil com o status de país de risco insignificante para a doença, por se tratar de uma ocorrência espontânea da doença e que não está ligada à ingestão de produtos de origem animal contaminados.
Mercado interno
Dada a confirmação, a maior parte das indústrias frigoríficas mantiveram o movimento iniciado na semana anterior e estão fora das compras. O mercado interno está em compasso de espera.
Mercado externo
Cumprindo o protocolo bilateral assinado pela China e pelo Brasil, o Brasil suspendeu a exportação de carne bovina para China em 4 de setembro.
Essa medida em conjunto com o Ministério da Agricultura reforçou a eficácia do sistema de vigilância brasileiro.
Última ocorrência
Em 2019 foi registrado um caso atípico de vaca louca em Mato Grosso.
Tal fato, como agora, trouxe instabilidade ao mercado e a exportação de carne bovina para China também foi suspensa (por aproximadamente duas semanas). Neste período o mercado do boi gordo cedeu 3,6%, mas superou rapidamente essa depressão, com a volta à normalidade.
0 comentário
Maior rebanho do Brasil, MT tem 80% das propriedades pecuárias de pequeno porte
Aumenta pressão sobre arroba do boi e movimento deve se intensificar nas próximas semanas
Semana de pressão intensa sobre arroba do boi. E agora?
Conhecido por produzir a carne mais cara do mundo, o Wagyu tem ajudado a melhorar a qualidade do rebanho brasileiro
O cuidado da pastagem como cultura começa na escolha do cultivar ideal
Agroceres Multimix completa 50 anos e se destaca em tecnologia e inovação em nutrição animal