Segunda quinzena do mês terá novo corredor de umidade favorecendo chuvas em parte do BR Central
Podcast
Previsão do Tempo com Francisco de Assis Diniz - Diretor do INMET
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o final de semana será marcado por chuvas pontuais no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sudeste de Minas Gerais. Francisco de Assis Diniz alerta que devido as temperaturas dos últimos dias, as chuvas chegam com intensidade e possibilidade de queda de granizo.
A boa notícia, segundo Assis é que as chuvas devem retornar para parte do Brasil Central na segunda quinzena do mês. Os modelos mostram a tendência de formação de um novo corredor de umidade, que deve favorecer a formação de nuvens principalmente na parte oeste do Brasil.
A análise foi feita com base nos modelos GFS e de previsão estendida da Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA). Segundo o especialista, a partir de agora a tendência é que as chuvas passem mais rápido pelo sul do Brasil e comecem a chegar com mais frequência nas demais áreas do país. Inmet afirma que esse é mais um indicativo do retorno das chuvas dentro da janela esperada.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Veja a entrevista completa no vídeo acima
?
0 comentário
Chuva intensa no RS e rios entram em alerta | Previsão do tempo 13/08/2026
Região Sul segue com alerta para tempestades e chuva pode avançar nesta quinta-feira (13)
Cerca de 1.200 pessoas deixam costa do norte da França por incêndio florestal
Defesa Civil alerta para risco de incêndios na região de Campinas
Sul terá nova rodada de chuvas, enquanto calor e tempo seco ganham força no Brasil
Sul terá chuva intensa e risco de tempestades, enquanto calor e seca avançam pelo Brasil