Instabilidade segue favorecendo nuvens carregadas no PR e SC; Climatempo destaca condição de chuva em SP
![]()
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantêm a condição de tempo muito instável na região Sul do Brasil.
De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a frente fria já começa a se deslocar para o Oceano, mas um sistema de baixa pressão vai continuar influenciando as áreas de instabilidade nos próximos dias.
O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê os maiores acumulados em vários pontos do Paraná nas próximas 24 horas, com precipitação entre 20mm e 30mm. Também continuam previstas chuvas para Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuvas apenas no extremo norte gaúcho.
Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nas próximas horas:
Já de acordo com a Climatempo, a frente vai avançar para o Sudeste do Brasil e aliviar a condição de calor intenso no estado de São Paulo. "Uma frente fria avança pelo estado e traz um alívio do calorão, principalmente nas áreas do centro-sul e leste", afirma a consultoria.
Destaca, no entanto, que não há previsão de volumes expressivos de chuvas para reverter o quadro de seca prolongada. "E não há chuva suficiente para melhorar a situação dos reservartórios, por enquanto. Mas, pontualmente, a chuva pode engrossar em algumas áreas", acrescenta.
Para o Centro-Norte do Brasil, o Inmet prevê temperatura máxima na casa dos 40ºC nesta quarta-feira (15). A baixa umidade relativa do ar mantém o estado de alerta, podendo variar entre 12% e 20% nas horas mais quentes do dia.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Últimas 24 horas
Confirmando as previsões anteriores, os maiores volumes de chuva foram registrados no Sul do Brasil nas últimas 24 horas.
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as precipitações ficaram entre 35mm e 40mm.
Também choveu no Paraná, com destaque para as regiões sul e oeste do estado que receberam os maiores volumes de chuva, entre 20mm e 30mm. No extremo sul do Mato Grosso do Sul foram registradas chuvas de até 20mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Na Fazenda Coqueiro Alto em Viadutos (RS). Envio de Denilson Klosinski
![]()
Plantio de milho concluído em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Eduarda Scherer
![]()
Área em Sananduva (RS). Envio de Alexandre Maitto.
![]()
Plantando milho em palhada de aveia em Capanema (PR). Envio de Elecir Trevisan
![]()
Na Fazenda Coqueiro Alto em Viadutos (RS). Envio de Denilson Klosinski
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
RS pode ter mais de 110 mm e temporais severos nesta sexta | Previsão do tempo 28/08/2026
Região Sul segue com chuvas e tem possibilidade de granizo
Panamá e El Salvador decretam emergência diante dos impactos do El Niño
Inmet alerta para temporais, granizo e ventos fortes no Sul e Sudeste
Chuva forte, granizo e ventos de até 90 km/h: virada no tempo acende alerta no Sul e Sudeste
Tempestades ameaçam áreas agrícolas do Sul, enquanto calor e baixa umidade avançam sobre o Centro-Oeste