Ações europeias caem com temores sobre Evergrande e dados fracos do sentimento empresarial alemão
![]()
As ações europeias caíram nesta sexta-feira, uma vez que preocupações com a endividada incorporadora China Evergrande e dados fracos sobre a confiança empresarial alemã levavam os investidores a realizarem algum lucro após rali visto durante a semana.
As fabricantes europeias de roupas esportivas Adidas, Puma e JD Sports perderam cerca de 3% cada depois que a rival norte-americana Nike cortou suas expectativas de vendas para o ano fiscal de 2022 e previu atrasos durante a temporada de compras natalinas devido a problemas na cadeia de oferta.
Os papéis de varejo apresentaram os maiores declínios na Europa, com queda de 1,7%.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,89%, a 1.787 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,9%, a 463 pontos, mas um rali de três dias deixou o índice em de alta de 0,3% na semana.
As preocupações dos investidores com a Evergrande ressurgiram depois que o prazo para pagar 83,5 milhões de dólares em juros de títulos passou sem comentários da empresa, que ficava cada vez mais perto de possível default.
Enquanto isso, uma pesquisa do Instituto Ifo mostrou que o sentimento empresarial alemão caiu em setembro pelo terceiro mês consecutivo, afetado por problemas na cadeia de suprimentos que estão causando uma "recessão de gargalos" para os produtores na maior economia da Europa.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,38%, a 7.051,48 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,72%, a 15.531,75 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,95%, a 6.638,46 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,43%, a 25.968,84 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,04%, a 8.873,10 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,61%, a 5.424,16 pontos.
0 comentário
Tesouro dos EUA retira Venezuela da lista de países sujeitos a restrições aos investimentos dos EUA no exterior
Dólar segue exterior e fecha em alta no Brasil antes de nova pesquisa eleitoral
Ibovespa fecha em queda com ajuste antes de eleição
Taxas dos DIs sobem com disputa eleitoral no Brasil e aversão global ao risco
Vietnã supera China como principal fonte de importações de aço do Brasil
Arrecadação federal tem alta real de 5,62% em setembro e é recorde para o mês, diz Receita