Enquanto Centro-Sul planta a nova safra, Alagoas avança na colheita da soja e do milho
Podcast
Enquanto Centro-Sul planta a nova safra, Alagoas avança na colheita da soja e do milho
![]()
Grande parte do país está no início dos trabalhos de plantio da nova safra, mas em Alagoas os produtores se ocupam com a colheita de suas lavouras de milho e soja se aproveitando do regime de chuvas diferenciado para ofertar volumes no mercado justamente neste período de entressafra.
Segundo o engenheiro agrônomo e técnico da Seagri (Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas), Renato Carvalho, esse é justamente um dos diferenciais da região que atrai produtores de outros estados e empresas interessadas em receber os grãos em janelas alternativas.
Na safra de soja os trabalhos já estão na reta final, restando apenas 20% das lavouras para colheita, e vão apresentando produtividades entre 60 e 65 sacas por hectare, patamares considerados bastante positivos). Já no milho, a colheita ainda está pela metade e os produtores estão alcançando produtividades melhores do que as do ano passado, já que o investimento em tecnologia é cada vez maior.
Na visão de Carvalho, o grande desafio da soja será ampliar a área cultiva além dos atuais 15 mil hectares e um dos caminhos para isso seria a rotação de culturas com a cana de açúcar, que é a principal cultura alagoana com 300 mil hectares. Já no milho, o grande gargalo ainda é a produtividade, e para isso é necessário seguir com os investimentos em tecnologia.
Além da cana, milho e soja, se destacam no estado as culturas de palma forrageira (utilizada como alimentação para a pecuária leiteira alagoana), fruticultura, fumo, mandioca e laranja.
Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo e técnico da Seagri no vídeo.
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo