Conab demonstra ferramentas de pesquisa do mercado hortigranjeiro para a Embrapa
Com objetivo de apresentar os instrumentos de consulta de informações do mercado hortigranjeiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reúne com técnicos da Embrapa Hortaliças na tarde desta quinta-feira (30). O encontro visa capacitar os presentes quanto ao uso das ferramentas de pesquisas geridas pela Companhia.
Na oportunidade será mostrado o funcionamento do Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab), que permite extrair os dados de fluxo de comercialização de produtos hortigranjeiros nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. “O Simab, por exemplo, é um sistema mais completo, que traz informações sobre a origem do produto, preços e volume físico ofertado. São dados sobre 93 frutas, 103 hortaliças, somando mais de 500 variedades”, ressalta a gerente de Estudos do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Joyce Fraga.
Também serão apresentados outros recursos, como os “Preços diários” e o aplicativo “Prohort-Ceasas”. Este último facilita o acesso do consumidor, produtores e atacadistas às cotações praticadas nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) diariamente. Pelo aplicativo, o usuário escolhe um produto de interesse e consulta o preço em até três Ceasas diferentes, podendo alterar a qualquer momento os parâmetros da pesquisa. Além disso, é possível consultar a lista de contato das Ceasas, endereço, telefone, e-mail e site.
“Todas essas informações servem de base para análises econômicas de áreas especializadas do governo federal, o que contribui para a definição das políticas públicas do setor, bem como auxilia na tomada de decisão dos agentes econômicos, além de promover o desenvolvimento da inteligência do setor hortigranjeiro nacional”, reforça a gerente da Companhia.
A consulta ao banco de dados da Conab/Prohort, com informações disponibilizadas pelas centrais de abastecimento, está disponível ao público em geral no site da Companhia.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES