Dívidas de empresas podem limitar a expansão econômica do Brasil em 2022, diz Intrum
![]()
A extensão das renegociações de dívidas com clientes devido aos efeitos prolongados da pandemia da Covid-19 tem mascarado dados de inadimplência no Brasil, mas uma deterioração tende a aparecer nos próximos meses, pression ainda mais a atividade econômica do país em 2022.
Esta é uma conclusão do presidente no Brasil da empresa sueca de recuperação de crédito Intrum, Ulisses Rodrigues, com base em um estudo recente feito por ela com 700 empresas de vários tamanhos no país.
Segundo o levantamento, seis entre 10 empresas se viram obrigadas a negociar o vencimento das dívidas de seus devedores em 2021. Porém, a grande maioria parece estar chegando ao limite, já que 84% delas classificaram longos prazos de pagamento como "problemáticos". Logo, a expectativa é de que os níveis de inadimplência subirão nos próximos 12 meses.
Os dados contrastam com o que o Banco Central e os grandes bancos do país têm divulgado: índices de inadimplência controlados que os tem levado, inclusive, a reverterem parte das provisões extras que fizeram no ano passado, quando chegaram a prever prejuízos muito maiores com calotes.
Na semana passada, o BC anunciou que o índice de funcionamento de crédito em atraso em agosto ficou estável em 3%.
Mas para Ulisses Rodrigues, presidente da Intrum no Brasil, esse cenário de aparente estabilidade deve-se, entre outros fatores, a renegociações abertas pelos próprios bancos.
A Serasa reconheceu na semana passada que a abertura de linhas de crédito para negociação de dívidas de micro e pequenas empresas induziu um alívio temporário da inadimplência entre empresas, que caiu 0,9% entre julho e agosto.
"Muita gente ainda está aceitando a dilatação de prazos acima do que poderia aplicar", disse Rodrigues. "Não sabemos o tamanho do problema da inadimplência fora dos bancos e isso deve aparecer em 2022."
Esse cenário tende a se agravar, segundo ele, anterior do atual ciclo de aperto monetário conduzido pelo BC para tentar conter a informação, o que piora como condições de financiamento, especialmente para empresas menores.
O levantamento da Intrum foi realizado entre os dias 26 de janeiro e 16 de abril deste ano. A companhia foi criada há cerca de 100 anos na Suécia e está presente 25 países.
0 comentário
EUA insistem que Irã se comprometa a interromper ataques no Estreito de Ormuz, dizem autoridades
Irã nega ter solicitado negociações com EUA depois que Trump disse que diálogo continuaria
Dólar acompanha exterior e cai para a faixa dos R$5,10
Ibovespa salta quase 3% e orbita 178 mil pontos, após inflação reforçar aposta de queda da Selic em agosto
Relatório do Fed menciona aceleração da inflação
Wall Street ronda estabilidade antes de estreia da sul-coreana SK Hynix