Cândido Mota/SP enfrenta dificuldade no plantio da soja com excesso de chuvas
Podcast
Cândido Mota/SP enfrenta dificuldade no plantio da soja com excesso de chuvas
![]()
O plantio da soja safra 2021/22 começou e já atingiu entre 5 e 10% da área prevista para a região de Cândido Mota em São Paulo. Porém, o excesso de chuvas está dificultando o avanço das atividades, que precisam ser paralisadas devido ao solo muito úmido.
O produtor rural Antônio José Tondato destaca que os produtores estão correndo para plantar nas poucas janelas sem chuvas que existem e esperam conseguir finalizar os trabalhos até o dia 25 de outubro, garantindo assim boa janela de cultivo tanto para a soja quanto para o milho de segunda safra em 2022.
Para o restante do ciclo, o agricultor considera que as previsões de tempo são melhores do que as do ano passado e seguem sustentando a expectativa de boa safra com alta produção.
A grande preocupação no momento fica por conta do planejamento da safrinha de 2022. Na temporada passada, o município perdeu entre 60 e 70% da produtividade e agora são as altas nos custos de produção e a baixa disponibilidade de alguns insumos que deixam os produtores apreensivos.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Cândido Mota/SP no vídeo.
0 comentário
Soja reage em Chicago nesta 6ªfeira, mas acumula perdas superiores a 3% na semana; físico tem movimentos distintos no Brasil
Mato Grosso chega perto do fim do plantio de soja com antecipação dos trabalhos, diz Imea
Exportações de farelo de soja aceleram na reta final e fecham outubro 21% acima de 2025
Soja opera em direções diferentes em Chicago nesta sexta-feira, com janeiro ainda abaixo dos US$ 12,00
Soja oscila perto da estabilidade em Chicago nesta sexta-feira, com janeiro ainda abaixo dos US$ 12,00
Importações de soja pela China em 2026/27 estimadas em 110 mi t, diz adido do USDA