Do Grão à Barra #27 - Organizadora do prêmio Bean to Bar Brasil, Zelia Frangioni possui um dos maiores acervos sobre os chocolates artesanais do país
Podcast
Organizadora do prêmio Bean to Bar Brasil, Zelia Frangioni possui um dos maiores acervos sobre os chocolates artesanais do país
![]()
O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.
Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.
O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.
0 comentário
Maior produtor de maçã do Brasil, Santa Catarina ressalta importância da fruticultura e do turismo rural
Mais do que uma exigência, rastreabilidade é garantia de qualidade das frutas
Petrolina teve ponto de apoio aos produtores do município durante a Fruit Attraction São Paulo
Coopexvale espera ampliar exportações de uva após acordo Mercosul-União Europeia passar a valer
Maior produtor e exportador de manga do Brasil quer mudar estratégia e apostar mais no mercado interno
Fruit Attraction São Paulo 2026 supera expectativas dos organizadores e já projeta 2027 maior