Melancia/Cepea: Altas temperaturas persistem e cotações recuam novamente
Ao longo desta semana (04 a 08/10), as altas temperaturas continuaram impactando na qualidade das melancias, e as cotações recuaram novamente na roça. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, no TO há pouquíssimas roças onde a colheita ainda ocorre , mas as temperaturas elevadas e o fim da safra estão restringindo a qualidade das melancias locais. De fato, a melancia de maior calibre (>12 kg) foi comercializada em média a R$ 0,48/kg, desvalorização de 4% em comparação com a semana anterior.
Em Uruana (GO), ainda que o problema seja menos pronunciado, também houve redução da qualidade, e a oferta, ainda que o pico de safra tenha se encerrado, continuou firme. Assim, as cotações da melancia de mesmo calibre recuaram 18,8%, chegando a R$ 0,46/kg.
Para as próximas semanas, mesmo com possíveis dificuldades nos carregamentos frente ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12) e à chegada de uma frente fria no estado de SP, as cotações podem voltar a subir, em decorrência da diminuição na oferta das praças produtoras frente ao fim do pico de safra em GO e ao início lento em SP.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES