Inmet: Sistema frontal deixa ES, MG e GO em alerta para chuvas expressivas nesta 3ª feira
![]()
Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás estão em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (19). As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que indicam tendência de acumulados expressivos na área, além de prevê a chegada das chuvas em forma de pancada, trovoadas e rajada de ventos.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, um sistema frontal associado a atuação de uma frente fria na costa Sudeste do Brasil segue favorecendo a formação de nuvens carregadas nos três estados.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo indica chuvas entre 20mm e 30mm em todas as áreas do Espírito Santo. Em Minas Gerais, apenas o extremo norte do estado não tem previsão de chuva nas próximas 24 horas. Nas demais áreas, os acumulados podem chegar a 60mm no período. Ainda no Sudeste, também há previsão de chuva em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém com volumes mais baixos.
Já no Centro-Oeste, as atenções estão voltadas para Goiás. Segundo a meteorologista, a tendência é de chuva durante todo o dia, com previsão de pancadas mais intensas entre a tarde e noite desta terça-feira (19). O mapa indica chuvas entre 20mm e 30mm no estado.
Para as demais regiões do Brasil, seguem previstas as condições de chuvas nas demais áreas do Centro-Oeste. No Mato Grosso, a chuva deve acontecer em forma de pancada e de forma irregular. Já no Mato Grosso do Sul, o cenário é o mesmo, com exceção do centro-sul do estado que tem previsão de tempo estável.
No Matopiba, os maiores volumes são esperados em áreas isoladas do Maranhão e do Piauí, onde as precipitações podem chegar a 50mm. Oeste da Bahia permanece sem previsão de chuva nos próximos dias.
Para o Sul do país, o modelo indica condição de chuva em Santa Catarina e no Paraná, porém com volumes mais baixos quando comparados com os outros dias. No Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas até, pelo menos, o próximo sábado, dia 23.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimas 24 horas
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, choveu em várias regiões do país nas últimas 24 horas, mas ainda de forma muito irregular.
O mapa mostra chuvas entre 20mm e 40mm em Minas Gerais. Em Goiás, a precipitação também foi irregular, com chuvas entre 15mm e 20mm em todo estado. As mesmas condições foram observadas no Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
Já no Sul do Brasil, os dados confirmam as previsões anteriores, com registro de chuvas apenas entre Santa Catarina e Paraná, com acumulados entre 15mm e 20mm nos dois estados.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
![]()
Dona Elenir Kronbauer com a filha Camila e a nora Viviane na colheita -Fazenda Integração em Entre Ijuís (RS)
![]()
Final de Tarde na Granja em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott.
![]()
Foto em Cabeceira Grande (MG). Fonte Notícias Agrícolas
![]()
Foto em Cabeceira Grande (MG). Fonte Notícias Agrícolas
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Fim de semana será de calor e tempo firme no centro-sul do país
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira a previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais