Crise dos fertilizantes pode influenciar preços das safras de 2023
Para o economista e professor da ESPM Porto Alegre, Rodrigo Feix, a crise dos fertilizantes, gerada pela redução da produção da China e pela consequentemente a elevação dos preços desses produtos, deve ser sentida nas safras futuras. “O risco de desabastecimento de insumos é mais alto para a safra 2023, caso os países exportadores não regularizem a oferta e o Brasil não consiga desenvolver outros fornecedores ou estabelecer acordos preferenciais. Na prática, essa incerteza tende a continuar inflando os preços no médio prazo”, diz Feix.
Para a próxima safra de grãos, a ser colhida em 2022, e que está sendo plantada neste momento, os ajustes se refletem nos preços do fertilizante e na redução das margens de lucro para os agricultores brasileiros. “Os alertas para o problema foram dados ainda no primeiro trimestre, mas muitos produtores focam na eficiência operacional e têm um planejamento econômico-financeiro precário”, afirma Feix.
0 comentário
Preços da soja se mantêm no Brasil por prêmios e dólar, apesar de despencada em Chicago
Queda dos grãos, greve na Argentina, escalada das tensões no Mar Negro e derrocada do petróleo
YANMAR investe R$ 280 milhões em nova fábrica para aumentar capacidade produtiva e ampliar participação no mercado brasileiro
Índice STOXX 600 fecha em máxima recorde com balanços e ganhos em tecnologia
Greve paralisa atividade nos portos exportadores de grãos da Argentina
Ucrânia recorre a rotas alternativas de exportação de grãos enquanto Rússia bloqueia portos