Cebola/Cepea: Com redução da oferta nacional, preços aumentam novamente
Nesta semana (25 a 29/10), as cotações de cebola continuaram subindo nas regiões de Monte Alto e São José do Rio Pardo (SP). Em Monte Alto, houve aumento de 6% nos preços dos bulbos frente ao período anterior, fechando a R$ 31,00/sc de 50 kg para a caixa 3 beneficiada. Em São José do Rio Pardo, a média foi de R$ 0,76/kg ao produtor, recuo de 10,60% na mesma comparação.
De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, os preços reagiram em razão da redução da oferta nacional e pela incidência de chuvas nas regiões produtoras, que acabou comprometendo o escoamento e a qualidade dos bulbos. A safra de ambas as praças paulistas já está se encerrando e os produtores estão armazenando a mercadoria em barracões para ofertar no início do próximo mês.
No geral da temporada 2021, a rentabilidade foi negativa: os preços ficaram muito baixos e houve um aumento significativo dos custos dos insumos, o que ocasionou um prejuízo aos produtores. A tendência para a próxima semana é da finalização da safra e comercialização somente das cebolas que sobrarem nos galpões.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES