Irã quer garantia de permanência dos EUA em acordo nuclear se ele for retomado
![]()
DUBAI (Reuters) - O Irã disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos deveriam oferecer garantias de que não voltarão a abandonar o acordo nuclear firmado entre Teerã e potências mundiais em 2015 se as negociações para reativá-lo tiverem sucesso.
Conversas indiretas entre Irã e EUA, que chegaram a um impasse em junho depois da eleição do presidente iraniano linha-dura Ebrahim Raisi, devem ser retomadas no dia 29 de novembro em Viena para se encontrar maneiras de ressuscitar o acordo.
O ex-presidente norte-americano Donald Trump retirou seu país do pacto três anos atrás e retomou sanções contra o Irã.
Ecoando a posição oficial, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, disse que os EUA precisam suspender todas as sanções contra seu país por meio de um processo verificável e "reconhecer seu erro ao descartar o pacto".
Khatibzadeh disse que Ali Bagheri-Kani, o principal negociador nuclear do Irã, viajará nesta semana como vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos Políticos para as capitais de três países europeus signatários do acordo nuclear.
(Da redação de Dubai)
0 comentário
Lula aparece numericamente atrás de Flávio e Tarcísio em cenários de segundo turno, diz Atlas
Estoque de crédito no Brasil cai 0,2% em janeiro, diz BC
China afirma ter cumprido obrigações comerciais com EUA e adverte contra mais tarifas
No discurso do Estado da União de Trump, juízes da Suprema Corte ficam no centro das atenções
Trump se vangloria de rali do mercado de ações e promete contribuições de US$ 1.000 para planos de aposentadoria
Dólar volta a cair em meio a fluxo estrangeiro para o Brasil