Processamento de cacau cresce mais de 12% em outubro
As empresas vinculadas à Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) moeram em outubro 20.062 toneladas de amêndoas, uma alta superior a 12% em relação às 17.889 toneladas industrializadas em setembro. Comparando com outubro de 2020 houve um aumento de 2,2% na moagem de cacau. Os dados foram compilados pelo SinDidados – Campos Consultores.
No entanto, no período que marca o início da safra principal de cacau no Brasil, o recebimento nacional caiu quase 35% referente ao mês anterior, passando de 20.879 toneladas para 13.669 toneladas. Esse cenário de redução de recebimento durante a safra principal já era esperado, ainda que o volume recebido neste mês continue melhor do que os volumes recebidos em 2020. Os produtores da Bahia entregaram neste mês 9.673 toneladas, representando pouco mais de 70% do recebimento total da indústria, já o Pará foi responsável por cerca de 25% do volume entregue, com 3.377 toneladas, enquanto Espírito Santo e Rondônia foram responsáveis pelo restante da entrega.
As exportações de derivados de cacau cresceram quase 15% em outubro deste ano, somando 4.395 toneladas, enquanto no mês passado os embarques foram de 3.754 toneladas. Os principais países compradores foram Argentina (51,21%), Chile (19,02%) e Estados Unidos (13,38%).
Acumulado do ano
Entre janeiro e outubro deste ano a moagem das indústrias somou 187.030 toneladas, uma alta de 6,2% em relação ao processamento de 176.098 toneladas no mesmo período do ano passado. O recebimento dos estados produtores cresceu 9,1%, evoluindo de 153.344 toneladas para 167.228 toneladas. Essa alta se deve principalmente pelo crescimento de 29% no recebimento durante a safra temporã, que teve início em maio e se encerrou em setembro. Embora a produção tenha crescido, no acumulado do ano, a diferença entre a entrega e a moagem é de 19,8 mil toneladas, fazendo com que em alguns períodos, as indústrias precisem recorrer à importação para atender aos contratos dos clientes externos.
Nos primeiro dez meses de 2021 a produção da Bahia foi de 118.294 toneladas, uma alta de 41% frente às 84.048 toneladas produzidas no ano passado; os produtores do Pará entregaram às indústrias no período 43.156 toneladas, uma queda de 33% em relação às 64.026 toneladas produzidas de janeiro a outubro do ano passado.
As exportações de derivados de cacau no mesmo período ficaram em 44.911 toneladas, um avanço de 11% em comparação às 40.465 toneladas vendidas ao exterior de janeiro a outubro de 2021.
0 comentário
Produtores de cana-de-açúcar testam nova alternativa de manejo para enfrentar custos altos de produção
Estatais chinesas fecham grandes compras de soja dos EUA
Trump diz que negociações com Irã estão ocorrendo “neste exato momento” e que Teerã tem última chance
UE pode dar mais apoio fronteiriço ao Marrocos, diz Von der Leyen à Espanha após crise em Ceuta
Na Bahia, Presidente da CNA lança Rally Forrageiras para o Semiárido
Acesso ao crédito continua sendo desafio para a distribuição de insumos