Insper Agro Global lança livro sobre a inserção do Brasil no agronegócio mundial
O Insper Agro Global lança, na próxima quinta-feira (18), às 18h, a versão digital do livro O Brasil no agronegócio global: reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta. Um dos organizadores da publicação é o professor e engenheiro agrônomo Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global e do Núcleo Agro do Cebri.
Resultado da interação de alunos participantes do curso de Educação Executiva do Insper, “O Brasil no Agronegócio Global” com pesquisadores do Centro de Agronegócio Global, o livro reúne, em nove capítulos, estudos sobre macrorregiões estratégicas ao agronegócio brasileiro.
Diante do grande potencial das regiões avaliadas, o livro destaca o quanto o país ainda tem a ganhar com um processo de estreitamento de laços, estabelecimento de acordos e consolidação de parcerias comerciais.
Lançada em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), a publicação se debruça sobre aspectos concorrenciais, tendências e propostas de ações estratégicas para a atuação do Brasil.
Nos últimos 20 anos, o agronegócio brasileiro se consolidou como um grande e regular fornecedor global de alimentos. As exportações mais do que quintuplicaram, ultrapassando os US$ 100 bilhões em 2020 e alcançando mais de 200 países. Mas o mercado mundial vem se transformando e novas exigências vêm se estabelecendo.
“O Insper Agro Global busca compreender essas novas dinâmicas, ao passo que fomenta o debate relacionado às políticas públicas e ações estratégicas que priorizem a inserção internacional do país”, diz a nota sobre o lançamento do livro.
Para o debate de lançamento da versão digital do livro, o Insper Agro Global, a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) reúnem Marcos Jank, que apresentará a obra; Alexandre Peña Ghisleni, diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores; Márcio Rodrigues, gerente de agronegócios na Apex-Brasil; e José Alfredo Graça Lima, embaixador, ex chefe das negociações comerciais do Brasil e vice-presidente do conselho curador do Cebri. Marcos Lisboa, presidente do Insper, fará a abertura e Julia Dias Leite, diretora-presidente do Cebri, será a moderadora.
Clique no link abaixo para mais informações:
https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/o-brasil-no-agro-global/
0 comentário
Indústria de bioinsumos amplia ações de controle de qualidade para sustentar crescimento do setor e promover maior eficiência no campo
Indonésia fecha acordo com EUA que isenta de taxa café, óleo de palma e outras commodities
Brasil embarca primeira carga de DDG para a China e avança na consolidação de padrões oficiais de qualidade
Potássio e as estratégias para evitar a falta do nutriente nas lavouras de soja
Nutrien prevê aumento na demanda por potássio apesar de baixos retornos agrícolas
Produtores do Oeste do Paraná aproveitaram o Show Rural para ir em busca de crédito