Começo da semana tem chuvas intensas espalhadas pelo Centro-Norte do Brasil
![]()
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com previsão de chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste do Brasil. Áreas de instabilidade avançam e deixam parte da região em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. Já no Sul do Brasil, uma nova massa de ar seco impede a formação de nuvens e favorece a elevação das temperaturas no Rio Grande do Sul.
Kléber Souza, meteorologista do Inmet, explica que principalmente no Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e áreas Bahia as chances de chuvas intensas nesta segunda-feira (29) são grandes e chegam com força, potencial para trovoadas e rajadas de ventos, além de queda de granizo.
"O ar fica abafado e há risco de temporais localizados, com raios e vento forte. Em média, as rajadas de vento mais intensas variam entre 40 e 60 km/h, mas pontualmente podem chegar a 70 km/h durante os eventos de temporais e há possibilidade de queda de granizo de forma localizada", complementa a Climatempo.
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm para o norte mineiro e sul da Bahia nas próximas 24 horas. No Centro-Oeste, áreas de instabilidade atuam com força no sul do Mato Grosso do Sul, onde as precipitações podem chegar a 50mm. Em Goiás, o acumulado esperado é de 30mm, enquanto no Mato Grosso também há previsão de chuva, porém com volumes mais baixos.
Na região Sul do país, o tempo volta a ficar estável no Rio Grande do Sul. Há previsão de chuvas para Santa Catarina, mas os maiores volumes são esperados no Paraná nesta segunda-feira (29). De acordo com o modelo, a tendência é de acumulados entre 20mm e 40mm no Paraná.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida para todo Brasil
A atualização de modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também indica os maiores volumes de chuvas para o centro-norte do país nos próximos dias.
Entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, o NOAA prevê chuvas entre 80mm e 100mm nessas áreas, com destaque para Mato Grosso e áreas do Matopiba que devem registrar os maiores volumes no período.
Entre os dias 7 e 15 de dezembro, o NOAA prevê aumento nas chuvas na região Central do país, com destaque para Minas Gerais, Goiás e áreas do Mato Grosso que podem ter chuvas acima de 125mm. No Sul do Brasil, as chuvas continuarão restritas para áreas de Santa Catarina e Paraná, mantendo a previsão de tempo seco para o Rio Grande do Sul.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
![]()
Foto em Guaíra (SP). Envio de Gustavo Santana
![]()
Foto em Guaíra (SP). Envio de Gustavo Santana
![]()
Foto em Guaíra (SP). Envio de Gustavo Santana
![]()
Soja Zeus em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio Rodrigo Leandro Guzzo
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia;
0 comentário
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus