Advogados lançam livro “Gestão de Conflitos no Agronegócio” sobre a importância dos métodos de soluções de conflitos para o desenvolvimento ao setor
O Brasil é um país conhecido, mundialmente, pelo agronegócio, que é uma das principais atividades econômicas do planeta, garantindo o alimento e renda para milhares de cidadãos. Só no primeiro semestre de 2021, esse campo acumulou alta de 9,81% do Produto Interno Bruto (PIB) e, após alcançar crescimento recorde em 2020, a estimativa é que sua participação no PIB total brasileiro deste ano se mantenha em torno de 30%.
Com avanço do segmento, os advogados Francisco Galli, Frederico Favacho e Marcos Hokumura Reis lançam o livro “Gestão de Conflitos no Agronegócio”, publicado pela Editora Thoth, com o objetivo de apresentar ao setor alternativas ao sistema judiciário para a que resolução de impasses e disputas do setor sejam rápidas, eficazes e com profissionais capacitados, que conheçam bem as operações do segmento. A obra conta com a colaboração de 32 autores e prefácio assinado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e pelo ex-ministro da pasta, Alysson Paolinelli.
“Visando orientar os profissionais da área sobre os métodos de solução de conflitos para o desenvolvimento do Agronegócio no país, reunimos em nosso livro artigos escritos por especialistas da área, que foram convidados a participar trazendo temas do setor à esfera do debate jurídico, bem como informação e opinião jurídica que giram ao redor de relações empresariais existentes em algumas etapas integrantes do processo produtivo agroindustrial brasileiro”, conta Francisco Galli.
O uso de diferentes tecnologias garantiu o crescimento e diversificação da produção do campo nas últimas décadas. E junto com essa evolução tecnológica, veio também a sofisticação das relações econômicas e jurídicas do agronegócio, gerando a necessidade de atualizações em relação aos métodos aplicados na hora de disputas.
Segundo Frederico Favacho, um dos coautores da obra, “diferente do sistema público judicial, o privado garante para ambas as partes sigilo, técnica e especialidade, prezando sempre pela eficiência. Depois, para que a sentença vá ao encontro das expectativas dos envolvidos, é fundamental que os árbitros conheçam na prática a atividade em disputa, ou seja, a vida prática dentro do campo”.
“É preciso difundir o conhecimento desses procedimentos para os atuais players do agronegócio, visto que dessa forma os pequenos, médios e grandes produtores, bancos, financiadores, empresas de tecnologia, de insumos, entre outras companhias, irão incluir em seus contratos as cláusulas de mediação e/ou arbitragem. Essa é a nossa ideia e o momento propício para engajar todos os agentes do mercado nesse debate, é agora”, finaliza Marcos Hokumura Reis, um dos autores do livro.
Em prefácio assinado pelo ex-ministro Alysson, ele destaca que: “produzir alimentos e gerir conflitos são afluentes que deságuam no mesmo rio: a paz”. A obra estará disponível para compra na Editora Thoth e na Amazon.
0 comentário
Wall St fecha em alta com Dow Jones em recorde por otimismo em torno das negociações com Irã
Estatais chinesas fecham grandes compras de soja dos EUA
Trump diz que negociações com Irã estão ocorrendo “neste exato momento” e que Teerã tem última chance
UE pode dar mais apoio fronteiriço ao Marrocos, diz Von der Leyen à Espanha após crise em Ceuta
Na Bahia, Presidente da CNA lança Rally Forrageiras para o Semiárido
Acesso ao crédito continua sendo desafio para a distribuição de insumos