Thinktank do governo chinês propõe meta de crescimento acima de 5% para 2022
![]()
O principal "thinktank" --um tipo de centro de estudos-- do governo da China recomendou nesta segunda-feira que o governo estabeleça uma meta de crescimento econômico acima de 5% para o próximo ano, à medida que a economia desacelera devido aos persistentes casos de Covid-19 e aos altos preços das commodities.
"Uma meta acima de 5% deixa uma certa margem de manobra, o que é uma decisão relativamente prudente. Também permitiria que todas as partes se concentrassem em promover reformas e inovação e pressionaria por um desenvolvimento de alta qualidade", disse a repórteres Li Xuesong, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS, na sigla em inglês).
A segunda maior economia do mundo deve crescer cerca de 5,3% em 2022, de acordo com um livro azul anual divulgado pelo CASS no briefing, embora o relatório alertasse que a previsão poderia ser ajustada para menos dependendo da situação da Covid-19.
Os assessores do governo vão recomendar que as autoridades estabeleçam uma meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022 abaixo do alvo estabelecido para 2021 de "acima de 6%", informou a Reuters, em meio a crescentes ventos contrários decorrentes de problemas no setor imobiliário, exportações enfraquecidas e estritas restrições à Covid-19 --que têm limitado o consumo.
O thinktank também recomenda que o governo estabeleça uma meta de cerca de 5,5% para a taxa de desemprego urbano e um objetivo de cerca de 3% para a inflação ao consumidor no próximo ano.
0 comentário
EUA alertam que ficarão sem dinheiro para pagar funcionários de segurança dos aeroportos nas próximas semanas
EUA impõem novas sanções contra fornecedores de armas do Irã
Ministro das Relações Exteriores do Irã diz que bloqueio dos portos iranianos pelos EUA é "ato de guerra"
Indicado de Trump para o Fed promete manter política monetária independente
Vendas pendentes de moradias nos EUA superam expectativas em março
Trump diz que não quer prorrogar cessar-fogo com Irã