Itamaraty é sede de encontro diplomático sobre desafios da cafeicultura
O Palácio do Itamaraty, foi sede de um encontro que reuniu embaixadores de 37 países produtores/consumidores de café. Na ocasião, foram debatidos os desafios e as oportunidades da cafeicultura global. O 2º vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na Câmara, deputado Evair de Melo (PP-ES), explica que o Brasil é o maior produtor de café do mundo, e o segundo maior consumidor.
Para Evair, é importante que o Brasil assuma o protagonismo na atividade global. Para isso, encontros como esse servem para construir pontes na retomada econômica. “Sustentabilidade e justa remuneração ao produtor serão o centro da agenda”, disse o parlamentar.
O reunião também serviu para o lançamento da candidatura brasileira ao cargo de diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC). O governo federal apresentou a indicação de Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como candidata do país para a diretoria executiva da OIC.
A indicação de Vanusia foi consensual entre os elos da cadeia produtiva do café, e o governo acolheu a proposta. A eleição está prevista para abril de 2022. Caso seja aprovada, Vanusia Nogueira terá a missão de representar o setor cafeeiro nos encontros internacionais.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)