Safras & Mercado aponta comercialização da safra 21 de café em 78%
![]()
A comercialização da safra 21 de café do Brasil avançou para 78%, de acordo com levantamento realizado pela Safras & Mercado. Em relação ao mesmo período no ano passado, o levantamento mostra o percentual de vendas superior a 2020, quando girava em torno de 74%.
"A comercialização de arábica chega a 75% da safra brasileira 2021, ligeiramente acima de igual período do ano passado, quando alcançava 74%, mas bem superior média de 5 anos para período (69%). Já as vendas de conilon alcançavam 82% da safra 2021, contra 74% vendido em igual época do ano passado e 70% na média dos últimos cinco anos para o período", afirma a consultoria.
A publicação destaca ainda a análise de Gil Barabach, que expolica porque o fluxo de vendas de café no mercado interno avançou em novembro. Segundo o especialista, o que favoreceu foi a escalada de preço observada no mês de novembro. "Além disso, uma melhor avaliação de comprometimento, depois de finalizadas as entregas de negociações a termo (vendas futuras), ajuda a explicar a performance comercial em novembro", complementa a publicação.
Segundo Gil, o vendedor, especialmente de arábica, deve seguir bem retraído, acredita o consultor. “O produtor normalmente encolhe um pouco a mão no mês de dezembro, por questões tributárias, como o IR. Além disso, há a aposta na continuidade da alta nos preços, diante da oferta disponível muito curta e do avanço da entressafra”, diz. Isso sem falar nas dúvidas em relação à safra brasileira de 2022, como lembra Barabach.
0 comentário
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)